Educação e saúde no contexto escolar: uma experiência de abordagem lúdica com o tema saúde cardiovascular nos anos iniciais

Autores

  • Simone Lara Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana (RS).
  • Andréia Caroline Fernandes Salgueiro Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana (RS).
  • Jaqueline Copetti Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Karoline Goulart Lanes Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Robson Luiz Puntel Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana (RS).
  • Vanderlei Folmer Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana (RS).

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.31945

Palavras-chave:

Temas transversais, Saúde, Anos Iniciais, Ferramentas lúdicas, Educação em Ciências.

Resumo

Devido à relevância da inserção do tema saúde cardiovascular no contexto escolar dos anos iniciais, o presente estudo objetivou apresentar uma proposta de abordagem deste tema através da aplicação de ferramentas lúdicas aos anos iniciais, por estagiários do curso normal, e posteriormente, verificar a percepção de ambos sobre a relevância desta proposta. Por fim, o conhecimento mais pertinente sobre o tema saúde cardiovascular pelos estagiários do curso normal, bem como fatores associados à promoção da saúde do escolar nos anos iniciais, foram algumas das contribuições deste estudo para melhorar o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências e saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Lara, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana (RS).

Doutoranda em Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente do Curso de Graduação de Fisioterapia e do Programa de Especialização em Educação em Ciências, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana (RS).

Andréia Caroline Fernandes Salgueiro, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana (RS).

Mestranda em Bioquímica, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana (RS).

Jaqueline Copetti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Doutoranda em Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente do Curso de Graduação de Educação Física, Universidade da Região da Campanha (URCAMP), Campus Alegrete (RS).

Karoline Goulart Lanes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Doutoranda em Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente do Programa de Especialização em Psicomotricidade, Universidade da Região da Campanha (URCAMP), Campus Alegrete (RS)

Robson Luiz Puntel, Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana (RS).

Doutor em Bioquímica, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela mesma universidade. Docente do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica, Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana (RS).

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana (RS).

Doutor em Bioquímica, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela mesma universidade. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica, Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana (RS).

Downloads

Publicado

17-11-2016

Como Citar

LARA, S.; FERNANDES SALGUEIRO, A. C.; COPETTI, J.; GOULART LANES, K.; PUNTEL, R. L.; FOLMER, V. Educação e saúde no contexto escolar: uma experiência de abordagem lúdica com o tema saúde cardiovascular nos anos iniciais. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 29, 2016. DOI: 10.22456/2595-4377.31945. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/31945. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial