Educação das relações étnico-raciais: identidade entre identidades em ambiente escolar

Marta Mariano Alves

Resumo


O texto apresenta uma reflexão sobre educação para as relações étnico-raciais, considerando o referencial de identidade como um elemento que necessita de estudos e pesquisa que permitam responder questões que despontam no ambiente escolar com a proposta da educação das Relações Étnico-raciais. Para esta reflexão inicialmente apresenta-se as propostas de construção de uma identidade brasileira presentes no século XIX e as influências destas teorias, no contexto curricular atual. Na sequência, tendo como referência autores voltados para a análise da identidade na psicologia e na sociologia, busca-se apresentar um cenário de indagações para as quais a instituição escolar precisa demonstrar uma especial atenção para garantir que no contexto da pluralidade, a qualidade educacional associada à realização de uma ampla justiça social possa ser construída.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.31113

Direitos autorais 2012

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)

Indexadores