A experiência no ensino de história voltado ao vestibular: um diálogo em torno da construção do conhecimento em um projeto de extensão na cidade do Rio Grande-RS

Diego Mendes Cipriano, Carlos Roberto da Silva Machado

Resumo


O objetivo do trabalho é discutir, na perspectiva de dois educadores, em que medida foi possível, num projeto de ensino/extensão que privilegia a “memorização de conteúdos”, a construção de um conhecimento histórico para a vida em sociedade, nas atividades do curso preparatório ao vestibular “Grupo de Estudos Paidéia”, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Para tanto, relatamos os antecedentes desta proposta de ensino e o aprimoramento de seus pressupostos didático-pedagógicos, situando a visão de História que procuramos imprimir em nossas atividades educativas. Também, discutimos os aspectos fundamentais dos resultados expressos em diagnóstico que realizamos junto aos educandos, com o fim de verificar as concepções dos mesmos sobre o processo de ensino-aprendizagem e a idéia de história que expressaram na sondagem, tendo em vista verificar as implicações destas percepções frente à metodologia que propusemos.

Palavras-chave


Ensino de História; Vestibular; Conhecimento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.30682