Formação inicial de professores reflexões na ação prática de sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.27203Palavras-chave:
Formação docente, Situação de estudo, Estágio curricular.Resumo
Este artigo focaliza a formação inicial de licenciandos e sua articulação com professores formadores da universidade e professores de educação básica de uma Escola Pública de Ijuí. Defende-se que a parceria entre estes três grupos de sujeitos contribui para superação da concepção epistemológica com base na racionalidade técnica, que considera o professor apenas um técnico que transmite conhecimentos produzidos por outros e, os alunos representam meros objetos onde se depositam informações. Como estratégia de mobilização desses sujeitos e de produção de saberes inerentes à formação docente, desenvolveu-se uma proposta de organização do currículo escolar, denominada Situação de Estudo (SE). A proposta visa desenvolver os conteúdos de Ciências a partir de situações reais, de vivência cotidiana dos estudantes. Analisam-se os conceitos de biologia abordados no decorrer do desenvolvimento da SE: Conhecendo o câncer- um caminho para vida.
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