Formação inicial de professores reflexões na ação prática de sala de aula

Autores

  • Catiusa Kuchak Rosin Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande UNIJUÍ
  • Eva Teresinha de Oliveira Boff UNIJUÍ- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Maria Cristina Pansera de Araújo UNIJUÍ- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.27203

Palavras-chave:

Formação docente, Situação de estudo, Estágio curricular.

Resumo

Este artigo focaliza a formação inicial de licenciandos e sua articulação com professores formadores da universidade e professores de educação básica de uma Escola Pública de Ijuí. Defende-se que a parceria entre estes três grupos de sujeitos contribui para superação da concepção epistemológica com base na racionalidade técnica, que considera o professor apenas um técnico que transmite conhecimentos produzidos por outros e, os alunos representam meros objetos onde se depositam informações. Como estratégia de mobilização desses sujeitos e de produção de saberes inerentes à formação docente, desenvolveu-se uma proposta de organização do currículo escolar, denominada Situação de Estudo (SE). A proposta visa desenvolver os conteúdos de Ciências a partir de situações reais, de vivência cotidiana dos estudantes. Analisam-se os conceitos de biologia abordados no decorrer do desenvolvimento da SE: Conhecendo o câncer- um caminho para vida.

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Publicado

14-05-2012

Como Citar

ROSIN, C. K.; BOFF, E. T. de O.; ARAÚJO, M. C. P. de. Formação inicial de professores reflexões na ação prática de sala de aula. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 25, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/2595-4377.27203. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/27203. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência