A reflexão colaborativa como propulsora da formação continuada de professores de língua inglesa mediante o uso das ferramentas virtuais

Jesiel Soares-Silva

Resumo


Este trabalho analisa uma pesquisa colaborativa desenvolvida por cinco professoras de língua inglesa da rede pública de Goiânia, Goiás, através das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O propósito maior foi averiguar de que forma a pesquisa colaborativa pode contribuir para uma prática docente menos individual no ensino mediado por computador e como a reflexão e a ação podem ser alternativas na formação das professoras. Os resultados apontam que a colaboração foi um fator decisivo na formação reflexiva e prática das professoras, pois compartilhando os avanços, angústias, entraves do trabalho entre si, os professores se sentem mais seguros e confiantes para prosseguir. Os resultados também mostram que a ação e a reflexão sobre a prática foram fundamentais para a construção de uma docência menos individual.

Palavras-chave


Reflexão colaborativa; Novas tecnologias; Formação de professores

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.27047