O rádio na escola e as redes sociais.

Autores

  • Jesualdo Freitas de Freitas PMPA/SMED

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.26795

Palavras-chave:

Educomunicação, protagonismo juvenil, internet

Resumo

O texto narra a experiência em curso na Rede Municipalde Educação da SMED/POA no campo das redes sociais na educaçãobásica. Apresenta produções dos alunos em áudio, vídeo etexto e postagem em blog. Também apresenta como possi bilidadede execução de rádio poste a veiculação de produ ção elaboradapelos alunos, dirigidas a seus pares. Tais ações incentivam muitoaos alunos que descobrem outras possibilidades de valorizar aescola como importância em sua forma e expressão. Apresentaelementos que os jovens muito valorizam em sua faixa etária eque são recursos da Internet alcançáveis em equipamentos hojepresentes nas escolas. Também aborda sobre a expectativa deprofessores, um tanto atônitos, frente às diversidade de possibilidadesda comunicação na atualidade, que nos faz construirenormes expectativas e muitas vezes não percebemos o quantopode ser realizado e a grande importância de a educação básicaincluir esses recursos midiáticos em seu campo. Sugerimos aEducomunicação como pertinente teoria para a realização de taispropósitos e a obtenção de suas expectativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jesualdo Freitas de Freitas, PMPA/SMED

Professor de História com participação academica na reelaboração do Curso de História da Universidade Federal de Pelotas-RS, 1989; Especialização em História do RS pela UCPEL. Professor do Ensino Médio por oito anos e do Ensino Fundamental por vinte e dois anos do; Exerci Asseoria Pedagógica em Política Cultural da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre por dois anos e Assessoria para a área de História por dois anos e Produção em Mídia Escolar por cinco anos no Ensino Fundamental e quatro anos na Assessoria de Inclusão Digital para Mídias Escolares da Rede Municipal de Porto Alegre na Secretaria de Educação. Radialista Registrado no Ministério do Trabalho. Com texto publicado no livro MELLO, Marco (Org). Paulo Freire e a Educação Popular. Porto Alegre: IPPOA; ATEMPA, 2008 264pg; outros textos e apresentação de trabalhos na Associação Nacional de Professores de História - AMPU, 1998 e textos em revista e jornal sobre Ensino de História e Mídias Escolares. Publicação de texto on line em na Revista agora da Inclusão Digital da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre – SMED-POA(http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/revistavirtualagora/). Alimento o blog de trabalho DA Inclusão Digital da SMED-POA  http://alemrede.blogspot.com/ e o blog pessoal http://souprofessordoseculo21.blogspot.com.br/

Downloads

Publicado

10-11-2011

Como Citar

DE FREITAS, J. F. O rádio na escola e as redes sociais. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/2595-4377.26795. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/26795. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática especial