Estórias Gerais e Primeiras Estórias: o sertão em imagens, o sertão em palavras. Uma proposta de leitura para a Educação Básica.

Caroline Valada Becker

Resumo


Trabalhar as obras de Guimarães Rosa, no Ensino Médio, sem dúvida, é um desafio, pois a linguagem roseana e seu universo temático podem distanciar leitores ainda em formação. Tendo em vista essas especificidades estéticas, proponho um trabalho intertextual para apresentar Guimarães ao alunos. Trata-se da leitura de duas obras: a graphic novel “Estórias Gerais”, de Wellington Srbek (roteiro) e Flavio Colin (ilustrações), cujo conteúdo é autoral e revisita, assim como Rosa, o sertão e sua cultura; e o livro de contos “Primeiras Estórias”, de Guimarães Rosa. Pretende-se, por meio do conceito de Letramento Literário, aproximar os alunos do ato de ler, partindo de um gênero híbrido – uma graphic novel –, para, em seguida, chegar na obra canônica de Guimarães.


Palavras-chave


contos; graphic novel; projeto de leitura; Guimarães Rosa

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.24337