Produtos culturais e redes sociais na sala de aula

José Ribamar Lopes Batista Júnior

Resumo


Neste trabalho, relatamos uma experiência de uso de mídias digitais no ensino de língua materna com alunos do ensino médio profissionalizante do Colégio Agrícola de Floriano/UFPI. O projeto teve por objetivo desenvolver práticas de leitura e escrita dos alunos a partir da utilização de produtos culturais (CD, DVD, filme e livro) e de redes sociais (blog, twitter, youtube) como espaços de acesso e produção de diversos gêneros textuais e digitais (sinopses, fichas técnicas, resenhas, trailers, propagandas, posts, tweets etc.). Assim, o projeto consistiu na integração dessas mídias digitais como recurso pedagógico no ensino de língua portuguesa, compreendendo os seguintes procedimentos: i) levantamento e escolha dos produtos culturais; ii) exibição/leitura dos produtos; iii) elaboração, correção e reescritura de textos; e iv) produção e apresentação de vídeos sobre os produtos. Na perspectiva do ensino de língua portuguesa, trabalhamos elementos de textualidade, o resumo, a argumentação, a expressão verbal, a produção e mobilização de vários saberes que favorecem a qualificação das práticas de leitura e escrita. Além disso, o significativo interesse e motivação dos alunos revelaram as possibilidades/potencialidades do uso das mídias digitais no processo ensino-aprendizagem, especialmente a internet e suas ferramentas, instrumentos cada vez mais presentes no cotidiano dos estudantes.


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DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.23971