O ensino da Língua Estrangeira através da literatura

Autores

  • Ivana Kátia de Souza Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Laura Nelly Mansur Serres Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.22902

Palavras-chave:

Escola, Língua Estrangeira, Literatura, Criatividade, Jogo.

Resumo

 

Resumo: A partir dos documentos que orientam o ensino de línguas estrangeiras (LE) na escola, somados aos aportes teóricos oriundos das áreas de cognição humana e da literatura, este artigo tenta contribuir com uma reflexão acerca de como o trabalho com a literatura pode ser um recurso pedagógico eficaz que possibilite contextos mais significativos de aprendizagem. Analisa também que, além do ensino específico da sua área de conhecimento, o professor de LE tem a responsabilidade de contribuir com a escola na formação de leitores. A criatividade e o jogo, aliados à literatura, são elementos dos quais o professor pode dispor como estratégia nas aulas de LE.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivana Kátia de Souza Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora de Inglês do Departamento de Comunicação do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Letras, na área de Linguística, pela PUCRS. E-mail: ivana.ferreira@terra.com.br .

Laura Nelly Mansur Serres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora de Espanhol do Departamento de Comunicação do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Letras, na área de Literatura Infanto-Juvenil, pela PUCRS. E-mail: laumansur@hotmail.com .

Downloads

Publicado

08-06-2011

Como Citar

FERREIRA, I. K. de S.; SERRES, L. N. M. O ensino da Língua Estrangeira através da literatura. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/2595-4377.22902. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/22902. Acesso em: 28 mar. 2024.