O circo como dispositivo cultural na musicalidade de Milton Nascimento com crianças

Autores

  • Alberto Carlos de Souza Universidad Nacional de Rosario (UNR)- Argentina.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.21515

Palavras-chave:

Ensino fundamental

Resumo

Oficina de cultura realizada com 25 crianças de 9 anos de idade, estudantes de uma escola pública municipal de Vitória– ES, e que teve como propósito celebrar o Dia Internacional Circo, em 27 de março. Toda a produção estética dessa oficina girou em torno da música “Circo Marimbondo”, de autoria de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos (1978) e constou de cantocoral e elaboração de pictografias de artistas circenses (desenhocom massa de modelar), a partir da questão norteadora: “Quem são esses marimbondos, de que tanto fala a música?” Os marimbondos foram representados pelas crianças principalmente como figura de artistas fantásticos como palhaços, bailarinas, homembala ,trapezista e mulher barbada ou mulher gorila. A oficina culminou com a apresentação de toda a produção estética (cantocoral e projeção de imagens) para as famílias daquelas crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Carlos de Souza, Universidad Nacional de Rosario (UNR)- Argentina.

Doutorando em Humanidades, pela universidad Nacional de Rosario(UNR)- Argentina. Mestrado em História da universidade Salgado de Oliveira- Universo/ Professor de Arte da secretária de Educação de Vitória/Serra-ES

Downloads

Publicado

10-11-2011

Como Citar

DE SOUZA, A. C. O circo como dispositivo cultural na musicalidade de Milton Nascimento com crianças. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/2595-4377.21515. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/21515. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência