Charges e histórias em quadrinhos através da composição de imagens: estratégias de ensino na educação básica em Geografia

Fernando Frederico Bernardes

Resumo


Este artigo relata uma prática de ensino desenvolvida na segunda etapa do primeiro ciclo do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Feevale - Escola de Aplicação. A proposição examina as relações capitalistas do espaço geográfico, através da construção de charges ou histórias em quadrinhos, objetivando a percepção/visualização individual de cada aluno em relação à prática e à dinâmica capitalista pretérita e/ou contemporânea. Os resultados deste trabalho se expressam-se na construção de produtos de interpretação, demonstrando o posicionamento dos alunos em relação às ações capitalistas e as suas transformações dentre o espaço geográfico. A intenção é tornar útil esta sugestão/reflexão de prática de ensino, independente do nível de escolaridade, seja ela no ensino fundamental ou médio, no âmbito público ou privado, concretizando o sentido da intenção da proposta deste artigo.


Palavras-chave


Charge; Educação Básica; Geografia; Imagem; Prática de Ensino.

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DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.20548

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ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)

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