Colocar-se diante do mundo: convergências pedagógicas entre Turismo e Geografia
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.19898Palavras-chave:
Geografia Urbana, Turismo, Práticas de ensinoResumo
Resumo: O texto a seguir apresenta a experiência didática gerada pelo encontro do ensino de Geografia e de Turismo no ambiente do Colégio de Aplicação no segundo semestre de 2008. No âmbito do ‘enriquecimento curricular’ reuniram-se propostas de exploração da Região Metropolitana de Porto Alegre informadas pelos conceitos de espaço, território, lugar, bairro, memória, roteiro, atrativo turístico. Como instrumental utilizado lançou-se mão da cartografia temática, da inventariação de elementos turísticos e sua organização em percursos pelos integrantes do projeto. A prática consolidou-se através da realização de roteiros de amplitude crescente, primeiramente, no ambiente escolar, seguindo para um sítio turístico na Zona Sul da cidade, e depois na forma de múltiplas rotas situadas em diferentes bairros. O resultado final foi o “Guia dos Bairros de Porto Alegre”, com elementos históricos e fenômenos da geografia urbana ali materializados, marcas da identidade e diferenciação espacial entre os bairros, formas de acesso por transporte público, e elementos julgados turisticamente interessantes.
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