Colocar-se diante do mundo: convergências pedagógicas entre Turismo e Geografia

Autores

  • Maurício Ragagnin Pimentel
  • Adriana Dorfman Colégio Aplicação UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.19898

Palavras-chave:

Geografia Urbana, Turismo, Práticas de ensino

Resumo

Resumo: O texto a seguir apresenta a experiência didática gerada pelo encontro do ensino de Geografia e de Turismo no ambiente do Colégio de Aplicação no segundo semestre de 2008. No âmbito do ‘enriquecimento curricular’ reuniram-se propostas de exploração da Região Metropolitana de Porto Alegre informadas pelos conceitos de espaço, território, lugar, bairro, memória, roteiro, atrativo turístico. Como instrumental utilizado lançou-se mão da cartografia temática, da inventariação de elementos turísticos e sua organização em percursos pelos integrantes do projeto. A prática consolidou-se através da realização de roteiros de amplitude crescente, primeiramente, no ambiente escolar, seguindo para um sítio turístico na Zona Sul da cidade, e depois na forma de múltiplas rotas situadas em diferentes bairros. O resultado final foi o “Guia dos Bairros de Porto Alegre”, com elementos históricos e fenômenos da geografia urbana ali materializados, marcas da identidade e diferenciação espacial entre os bairros, formas de acesso por transporte público, e elementos julgados turisticamente interessantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Ragagnin Pimentel

Mestre em Geografia pela UFRGS. Realizou estágio docente no Colégio de Aplicação em 2008.

Adriana Dorfman, Colégio Aplicação UFRGS

Doutora em Geografia pela UFSC. Professora do Colégio de Aplicação.

Downloads

Publicado

13-09-2010

Como Citar

RAGAGNIN PIMENTEL, M.; DORFMAN, A. Colocar-se diante do mundo: convergências pedagógicas entre Turismo e Geografia. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 23, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/2595-4377.19898. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/19898. Acesso em: 28 mar. 2024.