Toponímia na escola: um olhar interdisciplinar sobre o bairro
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.17653Palavras-chave:
Ensino fundamental, interdisciplinaridade, Caxias do Sul, RCIResumo
O presente trabalho tece algumas considerações sobre como os estudos em toponímia podem contribuir para a promoção da cidadania e o sentimento de pertinência dos indivíduos à sua comunidade. Partimos de uma investigação sobre o conhecimento de aspectos da toponímia do bairro Nossa Senhora de Lourdes, no município de Caxias do Sul, RS. Com a aplicação de um questionário nas 5ª séries do Ensino Fundamental de uma escola localizada no bairro pesquisado, levantamos dados para verificar se o conhecimento dos nomes dos lugares constitui uma prática educativa de fato significativa para os educandos. Em seguida, elaboramos uma proposta de atividades, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia e Educação Artística, de modo a contribuir para uma melhor compreensão do bairro e da cultura local.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.