Olhar para a cidade: o ensino de história nas séries inicias através de sequências didáticas

Iana Gomes Lima, Deborah Vier Fischer, Ianne Ely Godoi Vieira, Andréa Coelho Paim

Resumo


No âmbito escolar, na etapa das séries inicias, quando nos deparamos com o ensino de história, ainda percebemos muitas incertezas por parte dos educadores. Neste artigo, nos propomos a discutir o ensino dessa área do conhecimento, problematizando conceitos fundamentais para este trabalho, a partir de uma breve revisão bibliográfica sobre o tema, utilizando teóricos que embasam a concepção do ensino de história na Escola Projeto. O pano de fundo da discussão proposta é um olhar para a cidade de Porto Alegre, relatando alguns exemplos de nossa prática em sala de aula, através de sequências didáticas, pensadas a partir de muitas leituras e reflexões, contemplando formas de intervenção por parte dos professores, com vistas à aproximação dos alunos a alguns conceitos históricos.

Palavras-chave


sequências didáticas; atuação docente; construção de conceitos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.17531

Direitos autorais 2010

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)

Indexadores