Olhar para a cidade: o ensino de história nas séries inicias através de sequências didáticas

Autores

  • Iana Gomes Lima Escola Projeto
  • Deborah Vier Fischer Escola Projeto
  • Ianne Ely Godoi Vieira Escola Projeto
  • Andréa Coelho Paim Escola Projeto

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.17531

Palavras-chave:

sequências didáticas, atuação docente, construção de conceitos.

Resumo

No âmbito escolar, na etapa das séries inicias, quando nos deparamos com o ensino de história, ainda percebemos muitas incertezas por parte dos educadores. Neste artigo, nos propomos a discutir o ensino dessa área do conhecimento, problematizando conceitos fundamentais para este trabalho, a partir de uma breve revisão bibliográfica sobre o tema, utilizando teóricos que embasam a concepção do ensino de história na Escola Projeto. O pano de fundo da discussão proposta é um olhar para a cidade de Porto Alegre, relatando alguns exemplos de nossa prática em sala de aula, através de sequências didáticas, pensadas a partir de muitas leituras e reflexões, contemplando formas de intervenção por parte dos professores, com vistas à aproximação dos alunos a alguns conceitos históricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iana Gomes Lima, Escola Projeto

Professora da 3ª série da Escola Projeto
Graduada em Pedagogia, pela UFRGS
Mestranda em Sociologia da Educação

Deborah Vier Fischer, Escola Projeto

Coordenadora Pedagógica das 3ª e 4ª séries do ensino fundamental, do grêmio de alunos e do estágio de formação da Escola Projeto
Formada em Pedagogia, Habilitação em Educação Infantil, pela UFRGS
Pós-graduada em Educação Psicomotora, pela FAPA.

Ianne Ely Godoi Vieira, Escola Projeto

Professora de séries iniciais, atualmente com as classes de 3ª e 4ª séries, nas escolas Projeto e João XXIII
Professora de 5º ano, na Escola da Vila, SP – Ano de 2009
Atuação na Secretaria de Educação do RS, nos núcleos de Educação Infantil, Educação Especial e Inclusão
Formada em Pedagogia, Habilitação Educação Infantil – PUCRS
Pós-graduada em Psicopedagogia, pela UNIRITTER

Andréa Coelho Paim, Escola Projeto

Professora da 3ª série da Escola Projeto, com magistério
Formada em Educação Física, pela Federação das Faculdades Metodistas do Sul

Downloads

Publicado

13-09-2010

Como Citar

LIMA, I. G.; FISCHER, D. V.; VIEIRA, I. E. G.; PAIM, A. C. Olhar para a cidade: o ensino de história nas séries inicias através de sequências didáticas. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 23, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/2595-4377.17531. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/17531. Acesso em: 28 mar. 2024.