A Cidade Ideal e a Geografi-cidade na Escola

César Augusto Ferrari Martinez, Nestor André Kaercher

Resumo


O presente texto tem por objetivo discutir a importância da relação com a cidade no ensino de geografia na Escola Fundamental de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA). Com base na música de Chico Buarque – A Cidade Ideal – estabelece-se uma reflexão sobre a relação dos jovens estudantes com os espaços públicos da cidade e a importância de se entendê-los a partir do conceito de Relações com o Saber (Charlot, 1997). Também se aponta a importância da discussão sobre o conceito de rua enquanto espaço do não-privado e da escola enquanto lugar, espaço construtor de identidade. Coloca-se como fundamental o princípio da dialogicidade proposto por Freire (1994). Por fim, o texto preocupa-se em considerar a necessidade da construção de um novo conceito de cidadania, onde os estudantes-cidadãos são mobilizados a pensarem a cidade ideal, a condição de cidadania que querem exercer

Palavras-chave


cidade; ensino de geografia; relação com o saber

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.17377