Energia: um conceito unificador em sucessivas situações de estudo

Autores

  • Maria Cristina Pansera Araújo UNIJUI: Universidade Regional do Rio Grande do Sul
  • Eva Teresinha Oliveira Boff UNIJU/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.17339

Palavras-chave:

Situação de estudo, conceito científico, energia

Resumo

Este trabalho sistematiza seis situações de estudo (SE) produzidas coletivamente pelo Gipec-Unijuí e professores das redes de ensino de Ijuí. As SE focalizam o conceito unificador energia (ANGOTTI, 1991) e suas relações com a sustentabilidade. O conceito foi evidenciado, significado e complexificado nas diferentes SE de modo evolutivo (Vigotski, 2000), já que a palavra constitui o pensamento. A elaboração das SE compreendeu, ainda, a identificação de outros conceitos científicos interrelacionados e contemplando procedimentos, valores, atitudes e perspectiva ética no trato dos aspectos vivenciados e da compreensão esperada a partir das ciências da natureza e suas tecnologias. A organização das SE contempla atividades, realizadas na escola e/ou fora delas, com observações estruturadas em objetivos e conteúdos com registros, sistematizações e análise do trabalho desenvolvido, constituindo-se em espaços de formação pela pesquisa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Pansera Araújo, UNIJUI: Universidade Regional do Rio Grande do Sul

Professora Dra. em Genética do Departamento de Ciências da Vida e do Mestrado em Educação nas Ciências -UNIJUI.

Eva Teresinha Oliveira Boff, UNIJU/UFRGS

Professora de Bioquímica vinculada ao Departamento de Ciêncis da Vida- UNIJUI, doutora em Educação em Ciências pelo PPG: Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde-UFRGS

Downloads

Publicado

10-11-2011

Como Citar

ARAÚJO, M. C. P.; BOFF, E. T. O. Energia: um conceito unificador em sucessivas situações de estudo. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/2595-4377.17339. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/17339. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência