Energia: um conceito unificador em sucessivas situações de estudo

Maria Cristina Pansera Araújo, Eva Teresinha Oliveira Boff

Resumo


Este trabalho sistematiza seis situações de estudo (SE) produzidas coletivamente pelo Gipec-Unijuí e professores das redes de ensino de Ijuí. As SE focalizam o conceito unificador energia (ANGOTTI, 1991) e suas relações com a sustentabilidade. O conceito foi evidenciado, significado e complexificado nas diferentes SE de modo evolutivo (Vigotski, 2000), já que a palavra constitui o pensamento. A elaboração das SE compreendeu, ainda, a identificação de outros conceitos científicos interrelacionados e contemplando procedimentos, valores, atitudes e perspectiva ética no trato dos aspectos vivenciados e da compreensão esperada a partir das ciências da natureza e suas tecnologias. A organização das SE contempla atividades, realizadas na escola e/ou fora delas, com observações estruturadas em objetivos e conteúdos com registros, sistematizações e análise do trabalho desenvolvido, constituindo-se em espaços de formação pela pesquisa

Palavras-chave


Situação de estudo; conceito científico; energia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.17339