O estudo da Idade Média em livros didáticos e suas implicações no Ensino de História

Autores

  • Nucia Alexandra Silva de Oliveira Prefeitura Municipal de Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.16347

Palavras-chave:

Livro didático, Ensino de História, História Medieval.

Resumo

Este texto estuda como livros didáticos tematizam a chamada Idade Média e observa as implicações de tais estudos sobre o Ensino de História. A intenção é perceber de que maneira questões como o conceito de Idade Media são apresentadas em livros didáticos e quais temas do mundo medieval são apresentados à leitura. Durante muito tempo a associação da Idade Media com a longa noite das trevas ou com os mil anos de trevas construiu saberes sobre o período. E hoje: o que temos? Que idéias meninos e meninas têm desse período? Como estudantes de graduação do curso de descrevem a idade Média. Estas e outras abordagens estão presentes nesse texto que propõe o debate sobre o ensino de História medieval em escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-04-2010

Como Citar

DE OLIVEIRA, N. A. S. O estudo da Idade Média em livros didáticos e suas implicações no Ensino de História. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 101–126, 2010. DOI: 10.22456/2595-4377.16347. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/16347. Acesso em: 29 mar. 2024.