O estudo da Idade Média em livros didáticos e suas implicações no Ensino de História
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.16347Palavras-chave:
Livro didático, Ensino de História, História Medieval.Resumo
Este texto estuda como livros didáticos tematizam a chamada Idade Média e observa as implicações de tais estudos sobre o Ensino de História. A intenção é perceber de que maneira questões como o conceito de Idade Media são apresentadas em livros didáticos e quais temas do mundo medieval são apresentados à leitura. Durante muito tempo a associação da Idade Media com a longa noite das trevas ou com os mil anos de trevas construiu saberes sobre o período. E hoje: o que temos? Que idéias meninos e meninas têm desse período? Como estudantes de graduação do curso de descrevem a idade Média. Estas e outras abordagens estão presentes nesse texto que propõe o debate sobre o ensino de História medieval em escolas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.