Educação patriótica como ensino de História

Autores

  • Clarícia Otto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Raquel de Melo Giacomini Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.15615

Palavras-chave:

História Ensinada, Festas Cívicas, Santa Catarina

Resumo

Este artigo é resultado parcial da pesquisa “História e Educação: investigações sobre a apropriação do conhecimento histórico”, a qual conta com bolsa de iniciação científica PIBIC/CNPq – BIP/UFSC. Com base em 122 entrevistas depositadas no acervo do Museu da Escola Catarinense, em Florianópolis (SC), essa pesquisa busca analisar processos de constituição do saber histórico escolar em Santa Catarina. No entanto, para este artigo, selecionou-se 86 entrevistas, as quais apontam para questões relacionadas ao ensino da história da pátria. Ou seja, o conteúdo dessas entrevistas permite a visualização da produção de um passado comum a um grupo de professores, isto é, a produção de referenciais para o desenvolvimento de atividades escolares em torno de rituais cívicos e de símbolos relacionadas às tradições nacionais. Desse modo, pretende-se destacar a dimensão da história ensinada, inscrevendo-a na interlocução entre a escrita da história e da memória nacionais.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarícia Otto, Universidade Federal de Santa Catarina

Dlarícia Otto é doutora em História e professora na Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Metodologia de Ensino, Centro de Ciências da Educação. Atua na área de Fundamentos e Metodologia do Ensino de História.

Raquel de Melo Giacomini, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Pedagogia e bolsista PIBIC/CNPq - BIP/UFSC.

Downloads

Publicado

01-04-2010

Como Citar

OTTO, C.; GIACOMINI, R. de M. Educação patriótica como ensino de História. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 199–212, 2010. DOI: 10.22456/2595-4377.15615. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/15615. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa em Educação Básica