Orientação de projetos de aprendizagem em teatro no ensino fundamental

Autores

  • Lisinei Fatima Dieguez Rodrigues Colégio de Aplicação da UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.15490

Palavras-chave:

orientação de projetos, pedagogia teatral, teatro no ensino fundamental.

Resumo

Este trabalho objetiva abordar a prática em iniciação científica desenvolvida no Colégio de Aplicação da UFRGS relacionada ao estudo do teatro no Ensino Fundamental. Investindo na metodologia dos projetos de aprendizagem como mais um espaço para os processos de construção do conhecimento em teatro, tendo seu disparador no fazer teatral na escola, a investigação teórica responde ao interesse dos alunos quanto ao aprofundamento dos aspectos históricos, literários e a estruturação da arte como atividade profissional. Na metodologia de orientação de projetos, os docentes procuram trabalhar enfoques diferenciados e complementares da temática em estudo e explorar os conceitos e conteúdos sob múltiplas facetas. O aluno-pesquisador, ao articular a questão de pesquisa sobre o teatro com outras áreas do conhecimento, vivencia desde as técnicas básicas de investigação até o registro escrito e a apresentação de suas descobertas em fóruns presenciais ou virtuais (pela internet). O compartilhamento das descobertas, vistas ao longo da pesquisa, fomenta nos demais colegas o desejo de também aprofundar o conhecimento em teatro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisinei Fatima Dieguez Rodrigues, Colégio de Aplicação da UFRGS

Arofessora de Teatro do Departamento de Expressão e Movimento do Colégio de Aplicação da UFRGS

Downloads

Publicado

01-04-2010

Como Citar

RODRIGUES, L. F. D. Orientação de projetos de aprendizagem em teatro no ensino fundamental. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 265–278, 2010. DOI: 10.22456/2595-4377.15490. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/15490. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência