Orientação de projetos de aprendizagem em teatro no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.15490Palavras-chave:
orientação de projetos, pedagogia teatral, teatro no ensino fundamental.Resumo
Este trabalho objetiva abordar a prática em iniciação científica desenvolvida no Colégio de Aplicação da UFRGS relacionada ao estudo do teatro no Ensino Fundamental. Investindo na metodologia dos projetos de aprendizagem como mais um espaço para os processos de construção do conhecimento em teatro, tendo seu disparador no fazer teatral na escola, a investigação teórica responde ao interesse dos alunos quanto ao aprofundamento dos aspectos históricos, literários e a estruturação da arte como atividade profissional. Na metodologia de orientação de projetos, os docentes procuram trabalhar enfoques diferenciados e complementares da temática em estudo e explorar os conceitos e conteúdos sob múltiplas facetas. O aluno-pesquisador, ao articular a questão de pesquisa sobre o teatro com outras áreas do conhecimento, vivencia desde as técnicas básicas de investigação até o registro escrito e a apresentação de suas descobertas em fóruns presenciais ou virtuais (pela internet). O compartilhamento das descobertas, vistas ao longo da pesquisa, fomenta nos demais colegas o desejo de também aprofundar o conhecimento em teatro.
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