Discursos sobre o islã e os muçulmanos em livros didáticos

Autores

  • Luiz Salgado Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.12887

Palavras-chave:

Livro Didático, islã, muçulmanos, religião, educação.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar alguns elementos recorrentes contidos nas narrativas sobre o islã e os muçulmanos em livros didáticos dedicados ao ensino médio. Observando algumas afirmações estereotipadas e preconceituosas em obras didáticas, pretende-se contribuir para uma abordagem pluralista das sociedades muçulmanas e da fé islâmica em escolas brasileiras; uma abordagem que permita um ensino voltado para a apresentação do outro de forma positiva; e para que o diferente seja visto como parte integrante da sociedade, não como alguém exótico e potencialmente adversário. Busca-se observar o islã e os muçulmanos a partir das noções elaboradas pelos estudos interculturais, tendo como objetivo contribuir para uma educação que valorize a coexistência com o diferente. Com isso, busca-se refletir sobre um ensino que construa um mundo mais inclusivo, menos fechado, menos xenófobo e menos violento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Salgado Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Ingresso na graduação em História pela UFRJ em 2007, 1º semestre. A partir de novembro de 2007, ingresso no Laboratório do Tempo Presente/UFRJ no Grupo de Acompanhamento e Análise do Terrorismo Internacional (GAATI). Duas apresentações em seminários; 1 publicação em meio eletrônico e 1 publicação em meio impresso. Participação da confecção do dicionário de neoterrorismo, com 5 verbetes.

Monografia em andamento. Previsão de entrega do trabalho de final de curso e término da graduação em dezembro de 2010.

Downloads

Publicado

01-04-2010

Como Citar

SALGADO NETO, L. Discursos sobre o islã e os muçulmanos em livros didáticos. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 63–100, 2010. DOI: 10.22456/2595-4377.12887. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/12887. Acesso em: 28 mar. 2024.