Discursos sobre o islã e os muçulmanos em livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.12887Palavras-chave:
Livro Didático, islã, muçulmanos, religião, educação.Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar alguns elementos recorrentes contidos nas narrativas sobre o islã e os muçulmanos em livros didáticos dedicados ao ensino médio. Observando algumas afirmações estereotipadas e preconceituosas em obras didáticas, pretende-se contribuir para uma abordagem pluralista das sociedades muçulmanas e da fé islâmica em escolas brasileiras; uma abordagem que permita um ensino voltado para a apresentação do outro de forma positiva; e para que o diferente seja visto como parte integrante da sociedade, não como alguém exótico e potencialmente adversário. Busca-se observar o islã e os muçulmanos a partir das noções elaboradas pelos estudos interculturais, tendo como objetivo contribuir para uma educação que valorize a coexistência com o diferente. Com isso, busca-se refletir sobre um ensino que construa um mundo mais inclusivo, menos fechado, menos xenófobo e menos violento.
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