O ensino colaborativo como possibilidade para a promoção de práticas pedagógicas em um contexto educacional inclusivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.114014

Palavras-chave:

ensino colaborativo, práticas pedagógicas, educação inclusiva,

Resumo

O presente texto configura-se como um relato de experiência, e emerge de ações pedagógicas pertinentes à educação inclusiva desenvolvidas na educação básica.  Tem como objetivo relatar experiências teórico-práticas de ensino colaborativo por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID/Educação Especial, com ênfase nos anos finais do ensino fundamental. A experiência que fomenta o escrito derivou-se da colaboração de uma bolsista pibidiana, acadêmica de educação especial, com docentes de uma escola da rede pública de ensino, contemplando parceria no planejamento, desenvolvimento das propostas e avaliação, característica central do ensino colaborativo. Destaca-se a potência da proposta desenvolvida como alternativa para a qualificação das possibilidades de escolarização e aprendizagem de todos os estudantes, favorecendo a disponibilização de estratégias e recursos do Atendimento Educacional Especializado no contexto da sala de aula. Ainda, oferece subsídios teórico-práticos para a formação docente inicial, continuada, e em serviço, contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas articuladas e pertinentes a um cenário educacional inclusivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Betina Weber de Souza, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Professora de Educação Especial  formada pela Universidade Federal de Santa Maria, especialista em Gestão Educacional pela mesma Universidade e estudante de Neuropsicopedagogia pela Faculdade Censupeg. Atualmente Professora de Educação Especial (Sala Multimeios) na Rede Municipal de ensino de Florianópolis.

Franciele Rusch König, Universidade Federal de Santa Maria

Professora de Educação Especial, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Fabiane Romano de Souza Bridi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação, professora do Departamento de Educação Especial e Programa de Pós- Graduação em Educação-  Unversidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

24-09-2021

Como Citar

SOUZA, B. W. de; KÖNIG, F. R.; BRIDI, F. R. de S. O ensino colaborativo como possibilidade para a promoção de práticas pedagógicas em um contexto educacional inclusivo. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.114014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/114014. Acesso em: 16 abr. 2024.