Atendimento educacional especializado no contexto do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

de políticas a práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.114013

Palavras-chave:

Educação especial, Atendimento educacional especializado, Inclusão escolar.

Resumo

O presente estudo articula-se, metodologicamente, à abordagem qualitativa e tem como objetivo prioritário a constituição de uma cartografia acerca das políticas e práticas que se articulam ao atendimento educacional especializado no contexto específico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Partimos da seguinte questão orientadora: de que forma se desenha a estrutura do atendimento educacional especializado no âmbito do Colégio de Aplicação? Para tanto, nos pautaremos na análise documental de registros organizados pela área de educação especial da escola e das normativas que se associam à área no contexto brasileiro. A análise se constituiu a partir do referencial teórico que se associa ao pensamento sistêmico, sobretudo em Humberto Maturana e Francisco Varela, bem como em Gregory Bateson. Diante disso, torna-se possível perceber que o atendimento educacional especializado proposto, no contexto analisado, estrutura-se a partir do conceito de complexidade. Partindo das pistas indicadas pelos estudantes, valoriza-se e compõe-se um trabalho pautado na composição de uma rede de relações, na compreensão do diálogo como orientador do percurso e no compartilhamento de ações. Compreende-se, portanto, que se delineia, de forma prioritária, um processo de escolarização pensado a partir das relações entre seus partícipes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Costa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pelo Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora de Educação Especial no Colégio de Aplicação (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil. 

Carla Maciel da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pelo Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora de Educação Especial no Colégio de Aplicação (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Tásia Fernanda Wisch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pelo Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Professora de Educação Especial no Colégio de Aplicação (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

07-10-2021

Como Citar

SILVA, M. C. da; SILVA, C. M. da; WISCH, T. F. Atendimento educacional especializado no contexto do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: de políticas a práticas. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.114013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/114013. Acesso em: 28 mar. 2024.