Juventudes e educação

O uso das tecnologias como ferramenta de aprendizagem em tempos de pandemia da covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111266

Palavras-chave:

Juventude. Educação. Uso de tecnologias. Ferramenta de aprendizagem. COVID-19.

Resumo

O artigo insere-se na linha de pesquisa juventude e educação. Aborda, o tema Juventudes e educação: O uso das tecnologias como ferramenta de aprendizagem em tempos de pandemia da covid-19, o mesmo tem por objetivo: Conhecer sobre juventudes, educação e o uso das tecnologias como ferramenta de aprendizagem em tempos de pandemia da covid-19. Objetivando especificamente 1) Discutir acerca da juventude e educação e os efeitos nefastos da pandemia da covid-19; 2) discorrer sobre a pandemia da covid-19 fazendo uma reflexão sobre a educação pública; 3) descrever o uso das tecnologias como ferramenta de aprendizagem em tempos de covid-19. Em uma linha crítica de investigação e abordagem, para tanto, adota-se a abordagem qualitativa, em que a realização da pesquisa utiliza-se a análise bibliográfica. Tem como questionamento: em tempos de pandemia quais as contribuições dos programas e aplicativos utilizados no campo da educação como ferramenta de aprendizagem para jovens? Ressalta-se que a grande maioria dos jovens/estudantes não tem acesso a tecnologias, aplicativos e a internet para serem usadas como ferramenta de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Pereira Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação (2019) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Estudante e pesquisadora na Linha de pesquisa Formação Continuada de Professores. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), (2015). Graduação em Pedagogia - Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Supervisão pela Universidade Federal do Tocantins (2007). Membro do grupo de estudos Direito, Estado e Conjuntura (DEC), do curso de Direito do campus Arrais da Universidade Federal do Tocantins (UFT) (2020). Profissional de carreira na rede municipal de ensino de Lajeado Tocantins (anos Iniciais), em (2020), atuando como professora regente em uma Escola da rede pública municipal.

Evelyn Monique dos Santos, UFT

Possui graduação em Pedagogia - Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental & Supervisão Educacional (2009), compôs a Comissão Eleitoral do Campus Universitário de Miracema do Tocantins, aos 30 de março de 2007, foi membro do Conselho Diretor do Campus Universitário de Miracema do Tocantins, no período de fevereiro de 2007 a setembro de 2008. Especialização em Letras: Português e Literatura (2011) pela FIJ – Faculdades Integradas de Jacarepaguá, Especialização em Gestão, Orientação e Supervisão (2012) pela Faculdade Rio Sono. É Professora da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (desde 2011).

Cláudia Lustosa Campos Diniz, UFT

Possui graduação em Pedagogia Supervisão e Docencia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2007). UFT- Campus Universitário de Miracema-TO. Pós Graduada em Docência do Ensino Superior - Faculdade ITOP (2017) Palmas Tocantins.

Geandro Richard da Silva Gomes Batista, UFT

Estudante de Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins, campus Miracema Tocantins.

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

PEREIRA SILVA, M. das G.; DOS SANTOS, E. M.; CAMPOS DINIZ, C. L.; DA SILVA GOMES BATISTA, G. R. Juventudes e educação: O uso das tecnologias como ferramenta de aprendizagem em tempos de pandemia da covid-19. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111266. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111266. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial