Trajetórias juvenis e violências de gênero
um olhar sobre jovens-alunas e suas experiências no ambiente escolar e acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111235Palavras-chave:
Juventudes, gênero, educação, trabalho.Resumo
O estudo analisa narrativas de jovens-alunas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), problematizando diferenças e desigualdades que perpassam a condição juvenil a partir da tríade: educação, trabalho e violência contra mulheres. Ancora-se as interlocuções dos referenciais sobre Educação Profissional e Tecnológica em articulação aos estudos sobre juventudes e gênero, permitindo compreender diferentes formas de ser e estar jovem que se visibilizam na contemporaneidade. O que implica assumir uma postura metodológica que possibilite reconhecer, a partir de suas próprias narrativas e experiências, diferentes condições que perpassam trajetórias e projetos de vida, bem como o contexto histórico no qual se constituem. Trata-se de um tema que assume relevância de estudo diante da necessidade de reconhecer quem são as(os) jovens-alunas(os) que invadem a cena escolar, especialmente se problematizarmos marcadores de gênero. Para tanto, a investigação assumiu como procedimentos metodológicos a pesquisadocumental em fontes primárias e secundárias, observações participantes e entrevistas semi-estruturadas com jovens-alunas. É possível inferir que se colocam em exercício investimentos institucionais na constituição de sujeitos-alunosimbricados a concepções das áreas de formação técnica em que se mostram presentes em relações desiguais de poder e se materializam em práticas de violência.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.