Trajetórias juvenis e violências de gênero

um olhar sobre jovens-alunas e suas experiências no ambiente escolar e acadêmico

Autores

  • Gislaine Gabriele Saueressig Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL http://orcid.org/0000-0001-8644-6377
  • Daniela Medeiros de Azevedo Prates Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL http://orcid.org/0000-0002-8185-0087

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111235

Palavras-chave:

Juventudes, gênero, educação, trabalho.

Resumo

O estudo analisa narrativas de jovens-alunas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), problematizando diferenças e desigualdades que perpassam a condição juvenil a partir da tríade: educação, trabalho e violência contra mulheres. Ancora-se as interlocuções dos referenciais sobre Educação Profissional e Tecnológica em articulação aos estudos sobre juventudes e gênero, permitindo compreender diferentes formas de ser e estar jovem que se visibilizam na contemporaneidade. O que implica assumir uma postura metodológica que possibilite reconhecer, a partir de suas próprias narrativas e experiências, diferentes condições que perpassam trajetórias e projetos de vida, bem como o contexto histórico no qual se constituem. Trata-se de um tema que assume relevância de estudo diante da necessidade de reconhecer quem são as(os) jovens-alunas(os) que invadem a cena escolar, especialmente se problematizarmos marcadores de gênero. Para tanto, a investigação assumiu como procedimentos metodológicos a pesquisadocumental em fontes primárias e secundárias, observações participantes e entrevistas semi-estruturadas com jovens-alunas. É possível inferir que se colocam em exercício investimentos institucionais na constituição de sujeitos-alunosimbricados a concepções das áreas de formação técnica em que se mostram presentes em relações desiguais de poder e se materializam em práticas de violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislaine Gabriele Saueressig, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL

Mestra em Engenharia de Produção e Sistemas (Unisinos); Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Servidora do IFSul. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventudes e Educação (GEPEJE/CNPq), onde orienta pesquisas sobre juventudes, religião, gênero e sexualidade, nos diferentes âmbitos de educação, em especial no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.

Daniela Medeiros de Azevedo Prates, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL

Professora de Sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e Doutora em Educação pela UFRGS, com estágio doutoral no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É pesquisadora no campo das juventudes, educação e religião, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventudes e Educação (GEPEJE/CNPq), onde orienta pesquisas sobre juventudes, religião, gênero e sexualidade, nos diferentes âmbitos de educação, em especial no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

SAUERESSIG, G. G.; PRATES, D. M. de A. Trajetórias juvenis e violências de gênero: um olhar sobre jovens-alunas e suas experiências no ambiente escolar e acadêmico. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111235. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111235. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial