Processos de subjetivação juvenil nas escolas católicas
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111202Palavras-chave:
Ensino médio. Escola católica. Subjetivação juvenil. Estudantes adolescentes.Resumo
Este artigo analisa a relação entre educação católica e constituição subjetiva dos adolescentes, a partir de dados coletados em uma pesquisa de doutoramento sobre o lugar das escolas católicas no cenário educacional contemporâneo. Foram utilizados questionários abertos com 157 estudantes secundaristas de 6 escolas católicas de Belo Horizonte/MG, abordando questões relacionadas à experiência escolar, participação em projetos e contribuições da escola à sua formação pessoal; os dados foram analisados a partirda Epistemologia Qualitativa e seu conceito de sentidos subjetivos. As percepções dos estudantes, considerados ao mesmo tempo em sua condição de adolescentes, possibilitam compreender a relação entre a educação católica e os processos de socialização, sociabilidade e subjetivação juvenil. Constata-se nestas escolas a diversidade inerente a qualquer espaço-tempo escolar, no que se refere a interpretações sobre a educação católica, ao final da escolarização básica; influência deste estilo educativo na constituição subjetiva dos estudantes; desenvolvimento do sentido de solidariedade; compreensão da cidadania e da participação social; e autopercepção a partir dos circuitos institucionais relacionados à escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.