Processos de subjetivação juvenil nas escolas católicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111202

Palavras-chave:

Ensino médio. Escola católica. Subjetivação juvenil. Estudantes adolescentes.

Resumo

Este artigo analisa a relação entre educação católica e constituição subjetiva dos adolescentes, a partir de dados coletados em uma pesquisa de doutoramento sobre o lugar das escolas católicas no cenário educacional contemporâneo. Foram utilizados questionários abertos com 157 estudantes secundaristas de 6 escolas católicas de Belo Horizonte/MG, abordando questões relacionadas à experiência escolar, participação em projetos e contribuições da escola à sua formação pessoal; os dados foram analisados a partirda Epistemologia Qualitativa e seu conceito de sentidos subjetivos. As percepções dos estudantes, considerados ao mesmo tempo em sua condição de adolescentes, possibilitam compreender a relação entre a educação católica e os processos de socialização, sociabilidade e subjetivação juvenil. Constata-se nestas escolas a diversidade inerente a qualquer espaço-tempo escolar, no que se refere a interpretações sobre a educação católica, ao final da escolarização básica; influência deste estilo educativo na constituição subjetiva dos estudantes; desenvolvimento do sentido de solidariedade; compreensão da cidadania e da participação social; e autopercepção a partir dos circuitos institucionais relacionados à escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eder D'Artagnan Ferreira Guimarães, Doutorando na Universidade Nacional de Rosário - UNR, Argentina

Educador, doutorando em educação pela UNR, mestre em gerontologia pela Universidade Católica de Brasília - UCB, Especialista em Ensino Religioso pela Universidade Católica de Brasília - UCB.

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

FERREIRA GUIMARÃES, E. D. Processos de subjetivação juvenil nas escolas católicas. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111202. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111202. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática especial