Juventudes e o Mundo do trabalho
expectativas e anseios dos estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.111177Palavras-chave:
Educação Profissional, Juventudes, Mundo do TrabalhoResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir com os jovens estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul sobre seus anseios e suas expectativas em relação ao mundo do trabalho. Este trabalho se fundamenta na pesquisa qualitativa, com dados construídos a partir de rodas de conversas, entrevistas e observações participantes. O referencial teórico aborda o campo das juventudes, bem como do Ensino Médio Integrado. O eixo analítico que apresentamos trata sobre a moratória social que, na perspectiva de Margulis e Urresti, caracteriza-se por um tempo a mais que os jovens de classe média e alta têm para viver sua condição juvenil e concluir seus estudos sem uma preocupação demasiada com o mundo do trabalho. Assim, foi considerado que os sujeitos da pesquisa vivenciam a moratória social e a compreendem como um privilégio e como uma oportunidade de continuarem sua formação acadêmica projetando sua inserção no mundo do trabalho após a saída do Ensino Superior.Downloads
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