Juventudes e o Mundo do trabalho

expectativas e anseios dos estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.111177

Palavras-chave:

Educação Profissional, Juventudes, Mundo do Trabalho

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir com os jovens estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul sobre seus anseios e suas expectativas em relação ao mundo do trabalho. Este trabalho se fundamenta na pesquisa qualitativa, com dados construídos a partir de rodas de conversas, entrevistas e observações participantes. O referencial teórico aborda o campo das juventudes, bem como do Ensino Médio Integrado. O eixo analítico que apresentamos trata sobre a moratória social que, na perspectiva de Margulis e Urresti, caracteriza-se por um tempo a mais que os jovens de classe média e alta têm para viver sua condição juvenil e concluir seus estudos sem uma preocupação demasiada com o mundo do trabalho. Assim, foi considerado que os sujeitos da pesquisa vivenciam a moratória social e a compreendem como um privilégio e como uma oportunidade de continuarem sua formação acadêmica projetando sua inserção no mundo do trabalho após a saída do Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinez Mauer, UERGS

Mestrado em Educação Profissional pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul ( UERGS) Unidade Litoral Norte (2020). Especialização em gestão e Supervisão escolar pela Facos Osório. Faculdade em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2007). Atualmente é Contadora do INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - Campus Osório. Tem experiência na área de Educação e Administração, com ênfase em Contabilidade e Finanças Públicas.

Luciana Michele Martins Alves, UERGS

Mestrre em Educação Profissional pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Graduada em Matemática pela Faculdades Integradas de Taquara RS. Formadora Local do PNAIC de taquara. Atualamente atua como Coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Rita Cristine Basso Soares Severo, UERGS

Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade da Região da Campanha (1993). Especialização em Psicopedagogia pela Universidade da Região da Campanha ( 1998). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora adjunta do Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Professora do programa de Pós Graduação em Educação, atuando no Mestrado Profissional em Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/PPGUERGS. Tem experiência na área de Educação Superior nos Cursos de Especialização, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Culturais, Juventudes, Identidades e formação docentes.

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

MAUER, M.; ALVES, L. M. M.; SEVERO, R. C. B. S. Juventudes e o Mundo do trabalho: expectativas e anseios dos estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111177. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/111177. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática especial