“Com uma autoanálise, rápida e franca, eu diria que não estou preparado para estas novas competências”

um estudo sobre a percepção dos jovens em relação às perspectivas na transição da escola para o trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.110915

Palavras-chave:

Juventudes. Brecha Digital. Inclusão Digital. Mundo do Trabalho

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar a percepção dos jovens em relação as perspectivas na transição da escola para o trabalho no que se refere a estar preparado(a) para as demandas e competências digitais do mundo do trabalho. A afirmação que a pandemia mundial do COVID-19 expos algumas inseguranças da vida cotidiana, por exemplo, as incertezas relacionadas à saúde, ao trabalho, a educação, as tecnologias, entre outras e, que também destacou a importância das tecnologias digitais e da conectividade principalmente em relação ao acesso aos serviços remotamente, incluindo educação e trabalho, revela-se o fio condutor para a reflexão deste estudo. Neste artigo utilizou-se a pesquisa descritiva, qualitativa, com survey realizado no mês de maio de 2020, de forma on-line com 30 jovens na cidade de Novo Hamburgo/RS. O referencial teórico descreve questões sobre juventudes, conexão e inclusão digital, conta com os autores Bauman, Castells, Feixa, Reguillo Cruz, Van Dijck, Winocur, entre outros. Os resultados apontam que os jovens possuem receios em relação ao seu futuro profissional e que não se consideram plenamente preparados para o mercado de trabalho e por isso, compreendem uma necessidade de qualificação constante em relação ao futuro do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Pereira Viana, Faculdade IENH

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale. Mestre em Processos e Manifestações Culturais. Bacharel em Administração de Empresas. Professora na Faculdade IENH.

Andre Luciano Viana, Universidade Feevale

Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais na UFRGS. Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale. Mestre em Processos e Manifestações Culturais. Bacharel em Administração de Empresas. Professor na Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

VIANA, L. P.; VIANA, A. L. “Com uma autoanálise, rápida e franca, eu diria que não estou preparado para estas novas competências”: um estudo sobre a percepção dos jovens em relação às perspectivas na transição da escola para o trabalho. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.110915. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/110915. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática especial