Quem são os jovens do ensino médio?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.110445

Palavras-chave:

Ensino Médio, Juventude

Resumo

Este artigo situa-se no debate atual envolvendo a relação da juventude com a instituição escolar. O objetivo é compreender quem são os jovens que frequentam o ensino médio público na cidade de Goiânia, Goiás. Para tal, além da discussão sociológica sobre a juventude, foi realizada uma pesquisa de campo com a aplicação de questionários para 297 estudantes. A partir das respostas, foram criadas três categorias: 1) os jovens que acreditam que a juventude é uma fase para aproveitar a vida com liberdade; 2) os jovens que veem a juventude como uma fase de amadurecimento/responsabilidade; e, 3) aqueles que não responderam a pergunta. No intuito de classificar os grupos, o primeiro deles foi chamado de “Juvenilistas”; o segundo de “Passageiros” e o terceiro de “Invisíveis”. Conclui-se pela necessidade de compreender os jovens estudantes, já que é por meio desta compreensão que se chega ao entendimento de que a juventude hodierna tem vivenciado (ou sofrido) processos heterogêneos de socialização e isso faz com que os jovens passem a serem mais percebidos socialmente como sujeitos capazes de tomar decisões e se posicionarem, inclusive dentro do ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Carvalho Bungenstab, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Efetivo do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás (UEG).Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Esporte, Lazer e Comunicação (GEPELC - UFG) e do Observatório de Educação Física e Esporte (OEFE-UEM). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Goiás

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

BUNGENSTAB, G. C. Quem são os jovens do ensino médio?. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.110445. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/110445. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial