Um olhar para a seleção de textos e para a experiência em Língua Portuguesa e Literatura: por uma educação linguística e literária antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.106549

Palavras-chave:

ERER. Seleção de textos. Educação Linguística e Literária antirracista

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo problematizar a seleção de textos das aulas de Língua Portuguesa e Literatura do ensino fundamental, baseando-se nos pressupostos da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), e tematizar a leitura literária pelo viés da experiência dos sujeitos históricos em sociedade. Para tanto, em um primeiro momento, discutimos algumas concepções a respeito da prática da ERER. Em seguida, tratamos da seleção de textos como etapa primordial na construção de um projeto de ensino-aprendizagem. Então, a partir do arcabouço teórico explorado, propomos uma seleção de textos apresentada por meio de tarefas de leitura. Finalmente, entendemos que a seleção de textos e a leitura entendida como uma experiência a ser compartilhada em sala de aula é uma possibilidade de concretização de uma educação linguística e literária antirracista.

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kedilen Dutra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licencianda em Letras - Português/Francês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é bolsista de iniciação científica (BIC/PRAE-UFRGS) no projeto coordenado pela Profa Drª Carmem Luci da Costa Silva intitulado "A (re)invenção de discursos na aquisição e no processo de ensino-aprendizagem de língua materna: uma abordagem enunciativa" e curadora do site "Estudos enunciativos". Durante a graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - subprojeto Letras, Língua Portuguesa, com supervisão das Profas. Dras. Lucia Rottava e Jane Naujorks. Tem interesse pelos seguintes campos: 1) Linguística da enunciação e teoria da linguagem de Émile Benveniste; 2) Ensino-aprendizagem de língua materna, com tônica na educação linguística e literária; 3) Estudo do texto com ênfase nos processos de retextualização; 4) Epistemologia da Linguística.

Thiago Martins Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciando em Letras, com habilitação em Português e Espanhol e suas respectivas literaturas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na graduação, atuou como bolsista de Iniciação Científica do CNPq e como monitor acadêmico, ambos na área de Literatura Brasileira, e como bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) - Subprojeto Língua Portuguesa/UFRGS. Tem interesse nos seguintes temas: História da Literatura Brasileira, Prosa Negro-brasileira e Educação das Relações Étnico-Raciais.

Downloads

Publicado

2020-12-30