Reflexões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.10447Palavras-chave:
Formação de professores, reformas curriculares, Diretrizes Curriculares, Educação BásicaResumo
Este trabalho é parte da pesquisa que resultou em nossa tese de doutoramento, na qual investigamos o funcionamento do discurso político-educacional e didático-pedagógico da formação de professores de inglês, à luz da Analise de Discurso de orientação pecheutiana. Neste artigo, apresentamos alguns resultados da análise documental (discurso político-educacional) da pesquisa, que tomou como exemplares de discurso as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena e as Diretrizes Curriculares para os cursos de Letras. A análise questiona alguns aspectos que os referidos documentos abordam e explora alguns efeitos de sentido que determinados conceitos e orientações ali encontrados podem provocar na realidade escolar, sobretudo em educadores envolvidos com o processo de formação de professores.
Palavras-chave: Formação de professores; Diretrizes Curriculares; Análise de Discurso.
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