Reflexões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica

Autores

  • Marco Antônio Margarido Costa Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.10447

Palavras-chave:

Formação de professores, reformas curriculares, Diretrizes Curriculares, Educação Básica

Resumo

Este trabalho é parte da pesquisa que resultou em nossa tese de doutoramento, na qual investigamos o funcionamento do discurso político-educacional e didático-pedagógico da formação de professores de inglês, à luz da Analise de Discurso de orientação pecheutiana. Neste artigo, apresentamos alguns resultados da análise documental (discurso político-educacional) da pesquisa, que tomou como exemplares de discurso as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena e as Diretrizes Curriculares para os cursos de Letras. A análise questiona alguns aspectos que os referidos documentos abordam e explora alguns efeitos de sentido que determinados conceitos e orientações ali encontrados podem provocar na realidade escolar, sobretudo em educadores envolvidos com o processo de formação de professores.

Palavras-chave: Formação de professores; Diretrizes Curriculares; Análise de Discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antônio Margarido Costa, Universidade Federal de Campina Grande

Marco Antônio Margarido Costa é doutor e mestre em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui experiência na área de Ensino-Aprendizagem de língua inglesa, Linguística Aplicada, em especial Análise de Discurso e Formação de Professores de inglês. Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal de Campina Grande - PB.

 

Downloads

Publicado

02-12-2009

Como Citar

COSTA, M. A. M. Reflexões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 2009. DOI: 10.22456/2595-4377.10447. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/10447. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa em Educação Básica