Práticas corporais de aventura: uma experiência do PIBID educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.103130

Resumo

O objetivo deste trabalho será o de apresentar as percepções de licenciandos em Educação Física sobre o processo de ensino e de aprendizagem do conteúdo Práticas Corporais de Aventura a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de um relato de experiência de uma proposta de sistematização das Práticas Corporais de Aventura elaborada e planejada de forma colaborativa entre dez estudantes de um curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Federal brasileira, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, e dois professores. A aplicação desse conteúdo se deu em turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública. O resultado da experiência obtida nesse processo gerou três categorias: facilidades e dificuldades para o ensino, experiências com o ensino das práticas corporais de aventura e aprendizagem dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Toaldo Gentilini Avila, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada e Mestre em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Professora Adjunta do Instituto de Educação, curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande.

Cláudia Lima de Souza, Universidade Federal do Rio Grande

Graduanda do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande/RS

Rogerio Matias Soares, Universidade Federal do Rio Grande

Graduando do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande/RS

Nathalia Coelho Botelho, Universidade Federal do Rio Grande

Graduanda do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande/RS

Lara Silva Schuerne, Universidade Federal do Rio Grande

Graduanda do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande/RS

Sherelise Alves Duarte, Universidade Federal do Rio Grande

Graduanda do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande/RS

Leonardo de Souza Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande

Graduando do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande/RS

Joana Barroco Pinto, Universidade Federal do Rio Grande

Graduanda do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande/RS

Andre Luis Martins Pinto, Universidade Federal do Rio Grande

Graduando do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande/RS

Downloads

Publicado

2020-12-30