Alfabetização em gis/sig no ensino fundamental

Liane Maria Azevedo Dornelles

Resumo


O presente artigo descreve as experiências vividas junto ao Projeto Alfabetização em GIS/SIG (ALFAGIS/SIG), voltadas para o Ensino Fundamental, envolvendo tópicos relacionados às áreas curriculares de Ciências Naturais, História, Geografia, Língua Estrangeira – Inglês e Língua Portuguesa, sob a égide dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O Projeto ALFAGIS/SIG engloba um Módulo Teórico Docente, envolvendo palestras com conceitos de Geoprocessamento e SIG, avaliação da página do Jornal GISinho On Line, histórico do projeto e a apresentação do Sistema de Planejamento e Monitoramento Territorial para 5ª série (SISPLAMTE 5as COM GIS); um Módulo Teórico Discente, englobando o manuseio do Jornal GISinho On Line; além dos Módulos Práticos Docente e Discente, com uso do programa SISPLAMTE 5as COM GIS, tendo como base aplicações ambientais e tutorial do programa.


Palavras-chave


Sig; ensino fundamental; sisplamte

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.10270