Uma sequência didática com experimentação no ensino do efeito fotoelétrico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.102470

Resumo

A Física Moderna e Contemporânea (FMC) está presente no cotidiano e graças aos seus avanços tecnológicos foram possíveis hoje temos aparelhos como smartphones, notebooks, GPS, etc. Devido à importância desse ramo da Física estar presente no cotidiano dos educandos, faz-se necessário, como se prevê na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a inserção desse ramo no ensino básico. Entretanto, muitas vezes essa nova Física é deixada de lado às vezes por despreparo por parte dos professores e às vezes por questões conteudistas no que tange os processos de vestibulares/ENEM. Sendo assim, este trabalho visou a implementação de uma sequência didática para o ensino de Física Moderna, em especial ao processo de quantização da energia e o efeito fotoelétrico, através de abordagens metodológicas ativas buscando dar significância aos conteúdos abordados para os discentes do ensino básico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mikael Souto Maior de Sousa, Comando do Exército - Colégio Militar de Fortaleza Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF polo 38 da UFRR

Possui graduação em física - licenciatura pela UEPB, mestrado em física pela UFCG e doutorado em física pela UFPB na área de teoria geral campos, partículas e gravitação, atuando nos seguintes temas: polarização do vácuo e cordas cósmicas. Foi professor de física, carreira EBTT, no Colégio de Aplicação (CAp) da UFRR. Atualmente é Professor de Física, carreira EBTT, do Comando do Exército no Colégio Militar de Fortaleza. Atuando nos seguintes temas: 1. Métodos e inovações para ensino de Física; 2. Polarização do Vácuo; 3. Teoria de Campos no Espaço Curvo.

Downloads

Publicado

2020-12-30