A vez da palavra na produção textual escolar

Autores

  • Vera Vasilévski SEED-Parana

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.10165

Palavras-chave:

Língua escrita na escola, reescritura de textos, lingüística de córpus.

Resumo

Este estudo avalia os desvios ortográficos constantes em textos escolares produzidos por uma turma do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como expõe e discute uma forma de tratá-los. Por meio da metodologia da lingüística de córpus, analisa 457 ocorrências de desvios ortográficos extraídos de redações escolares. Ainda, descreve a forma usada para ajudar os alunos a reduzir tais desvios, a qual denomina revisão ou reescrita investigativa de textos, em que os alunos são estimulados a descobrir o problema e pesquisar para resolvê-lo. Conclui que os desvios são causados sobretudo por falta de contato com a língua escrita e falta de afinidade com os preceitos do sistema alfabético do português e que a revisão investigativa contribuiu para a redução substancial desses desvios em textos posteriores.

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Biografia do Autor

Vera Vasilévski, SEED-Parana

Doutora em Lingüística pela UFSC, Lotada na Secretaria Estadual de Educação do Paraná

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Publicado

02-12-2009

Como Citar

VASILÉVSKI, V. A vez da palavra na produção textual escolar. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 2009. DOI: 10.22456/2595-4377.10165. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/10165. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência