Chamada para Publicação: X SICEA: Educação para a democracia: cidadania, diversidade e direito ao conhecimento

A Comissão Editorial da Revista Cadernos do Aplicação (UFRGS) informa que está recebendo trabalhos para a Edição do Primeiro Semestre de 2020, cuja Temática Especial é “X SICEA: Educação para a democracia: cidadania, diversidade e direito ao conhecimento”.

Em novembro de 2019, o Colégio de Aplicação da UFRGS sediou o X SICEA, um evento acadêmico que promove o encontro de docentes da Educação Básica, oportunizando troca de experiência e discussões teóricas entre, especificamente, Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação. O mote do evento foi este: “Educação para a democracia: cidadania, diversidade e direito ao conhecimento”. Em tempos de incertezas políticas, aventuras populistas e ameaças à Constituição de 1988, educar para a democracia se mostra uma tarefa urgente. Nossa “carta cidadã” prevê a promoção da cidadania e o respeito à diversidade. Acreditamos que, neste momento, compartilhar experiências curriculares que construam a tolerância e fortaleçam os conhecimentos científicos e artísticos na escola é algo essencial para difundir o debate sério e respeitoso, a liberdade de expressão e o engajamento político dos setores historicamente marginalizados, aumentando e consolidando a participação popular na vida da nação. Sendo assim, aproveitamos esse encontro tão significativo para a Educação Básica e construímos um dossiê temático para a revista Cadernos do CAp abordando exatamente o mesmo tema. Dessa forma, serão aceitos, na seção temática, artigos e relatos de experiência que versem sobre: a) formação docente, tendo em vista práticas e rotinas presentes nas redes de ensino público (formação inicial - PIBID, estágios e residências docentes, extensão, formação continuada, extensão, pós-graduação stricto e lato sensu); b) currículos e práticas pedagógicas, tendo em vista atividades integradas e interdisciplinares, componentes curriculares experimentais, Iniciação Científica e Pedagogia de Projetos, uso de TICs e novas metodologias de ensino; c) Pesquisa em Educação Básica, tendo em vista investigações acadêmicas que elegem a Educação Básica como campo e objeto de estudos. Essa temática é organizada pelos professores e professoras do CAp- UFRGS que fizeram parte da Comissão do evento: Me. Daniela Cesa Fracasso, Dr. Jocelito Zalla, Drª. Juçara Benvenuti, Me. Simone Vacaro Fogazzi, Dr. Victor João da Rocha Maia Santos. O prazo para submissão de artigos vai até 19 de junho de 2020. Além da Seção Temática, os trabalhos podem ser encaminhados de acordo com as políticas das diferentes seções que compõem a Revista: Pesquisa em Educação Básica, Relatos de Experiência e Cadernos dos Alunos. Na seção Temática Especial, os trabalhos podem ser apresentados em forma de revisão de literatura, ensaios ou resultados de pesquisa. Além de trabalhos referentes ao assunto da temática especial, as outras seções estão abertas para quaisquer assuntos relacionados à pesquisa e aos relatos de experiências em Educação Básica. A seção Cadernos dos Alunos recebe textos escritos por alunos da Educação Básica, como ensaios, reflexões e seus trabalhos de pesquisa em iniciação científica.

Para apresentar o texto, é necessário se cadastrar no sistema Open Journal. Os autores deverão submeter seus escritos obedecendo às instruções para publicação no periódico Cadernos do Aplicação, na página da revista (http://seer.ufrgs.br/cadernosdoaplicacao), em Submissões> Diretrizes para Autores.

A Revista Cadernos do Aplicação é indexada pela LAPTOC – Latin American Periodicals Table of Contents e pela Bibliografia Brasileira de Educação e no QUALIS-CAPES (Interdisciplinar, Geografia, História, Psicologia e Letras/Linguística).

Contamos com sua colaboração. Agradecemos seu interesse em publicar no nosso periódico.

 

Comissão Editorial

Colégio de Aplicação – UFRGS

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