Chamada para Publicação: Práticas pedagógicas alternativas no currículo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

A Comissão Editorial da Revista Cadernos do Aplicação (UFRGS) informa que está recebendo trabalhos para a Edição do Segundo Semestre de 2019, cuja Temática Especial é Práticas pedagógicas alternativas no currículo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Vivemos tempos marcados pelo intenso debate acerca da situação atual da escola pública. O Colégio de Aplicação da UFRGS, fundado em 14 de abril de 1954, pautado no decreto lei 9.043 de 1946, nasce com a finalidade de atuar como um campo de estágio para os alunos da disciplina de Didática Geral da Faculdade de Filosofia da UFRGS. Sua proposta inicial seria funcionar como uma “escola laboratório”, comprometida com o fazer pedagógico inovador. Retomando esse princípio no qual se fundamenta a instituição, a presente edição da revista busca dar visibilidade a práticas pedagógicas diferenciadas, inovadoras e criativas, ocorridas não apenas nos Colégios de Aplicação, mas em escolas de diferentes redes – públicas e privadas – , que vem apresentando resultados significativos no âmbito dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tanto na modalidade regular, quanto na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Apesar do baixo investimento na educação pública e da crescente desvalorização dos profissionais da Educação, buscamos com essa edição divulgar um pouco do amplo escopo de pesquisas nascidas e desenvolvidas no chão da sala de aula, que visam tornar o processo ensino-aprendizagem mais significativo, eficaz e prazeroso para todos envolvidos. Dentre outras temáticas, nos interessam os trabalhos que privilegiam as práticas interdisciplinares, a docência compartilhada, a alfabetização como fio condutor dos anos iniciais, práticas que envolvam o brincar e a ludicidade, a educação das relações étnico-raciais, o protagonismo e a autoria discente, as práticas inclusivas, os saberes ditos não-escolares que adentram as salas de aula e a iniciação científica.

Essa temática é organizada pelas professoras Dra. Daiane Martins Bocasanta, Me. Danusa Mansur Lopez, Me. Débora Ferrari Martinez, Me. Fernanda Lanhi da Silva, Me. Luciane Andreia Leite e Dra. Tanise Müller Ramosdo Colégio de Aplicação – UFRGS. O prazo para submissão de artigos vai até 30 de outubro de 2019. Os trabalhos deverão ser encaminhados de acordo com as políticas das diferentes seções que compõem a Revista: Temática EspecialPesquisa em Educação Básica, Relatos de Experiência e Cadernos dos Alunos. Na seção Temática Especial, os trabalhos podem ser apresentados em forma de revisão de literatura, ensaios ou resultados de pesquisa. Além de trabalhos referentes ao assunto da temática especial, as outras seções estão abertas para quaisquer assuntos relacionados à pesquisa e aos relatos de experiências em Educação Básica. A seção Cadernos dos Alunos recebe textos escritos por alunos da Educação Básica, como ensaios, reflexões e seus trabalhos de pesquisa em iniciação científica.

Para apresentar o texto, é necessário se cadastrar no sistema Open Journal. Os autores deverão submeter seus escritos obedecendo às instruções para publicação no periódico Cadernos do Aplicação, na página da revista (http://seer.ufrgs.br/cadernosdoaplicacao), em SubmissõesDiretrizes para Autores

A Revista Cadernos do Aplicação é indexada pela LAPTOC – Latin American Periodicals Table of Contents e pela Bibliografia Brasileira de Educação e no QUALIS-CAPES.

Contamos com sua colaboração. Agradecemos seu interesse em publicar no nosso periódico.

  

Comissão Editorial

Colégio de Aplicação – UFRGS

cadernosdocap@ufrgs.br