Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Cadernos do Aplicação constitui um espaço aberto, flexível e sistemático para o registro de reflexões sobre práticas de ensino, pesquisa e extensão, realizadas por alunos e professores da Educação Básica do Colégio de Aplicação ou de outras instituições educativas de mesma finalidade. É editada semestralmente e se destina à divulgação de trabalhos técnico-científicos originais, inéditos, resultantes de práticas de ensino, de ações extensionistas e de estudos e pesquisas relacionados a aspectos teórico-metodológicos envolvidos na construção do conhecimento em diferentes áreas da Educação Básica. É indexada pela LAPTOC - Latin American Periodicals Table of Contents e pela Bibliografia Brasileira de Educação.
POLÍTICA EDITORIAL DA REVISTA: Promover o debate, a crítica e a troca de experiência entre docentes, pesquisadores, estudantes de licenciaturas e demais profissionais ligados ao Ensino Fundamental e Médio, como contribuição para transformar concepções e práticas escolares, nesses graus de ensino. Estimular interação e trocas colaborativas entre profissionais de diferentes Colégios de Aplicação, Institutos Federais de Ensino Técnico e Tecnológico, de escolas de Educação Básica e de universidades.

Informações para submissão de trabalhos...

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação Temática Especial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Temática especial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pesquisa em Educação Básica

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiência

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Cadernos dos Alunos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os avaliadores da Revista Cadernos do Aplicação são professores e pesquisadores de relevante produção acadêmica relacionada à Educação Básica, preferencialmente com o título de Doutor. Artigos e relatos de experiências são avaliados por, no mínimo, 2 (dois) avaliadores escolhidos por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação. Para serem publicados, os trabalhos deverão obter dois pareceres favoráveis. Caso um parecerista aprove a publicação e outro não, caberá ao Conselho Editorial decidir pela publicação do trabalho. Os autores receberão os resultados da avaliação em até 6 semanas após a submissão do trabalho.

 

Periodicidade

Semestral.

 

Política de Acesso Livre

A Revista Cadernos de Aplicação permite acesso gratuito aos artigos publicados e à coleta de seus metadados. Respeitados os direitos autorais e mencionada a fonte, é permitido a qualquer pessoa fazer o download e a cópia dos artigos publicados em versão eletrônica, exceto para fins comerciais. Aos autores é permitido depositar uma cópia - em repositório institucional ou repositório temático, do seu artigo publicado nesta Revista.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...