CONSTITUIÇÃO, SITUAÇÃO E DINÂMICA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: O CASO DO APL DE AÇAÍ NA REGIÃO DO GRÃO-PARÁ (2002 A 2010)

Autores

  • Francisco de Assis Costa Universidade Federal do Pará
  • Danilo Araújo Fernandes Universidade Federal do Pará
  • Cleidianne Novais Sousa Crispim Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.55792

Palavras-chave:

Arranjos produtivos locais, Aglomerados produtivos, Economia local, Regime de crescimento

Resumo

Comparando resultados de três pesquisas relativas aos anos de 2002, 2007 e 2010, o artigo analisa a dinâmica de crescimento do arranjo produtivo local de frutas do nordeste paraense. Lançando mão da noção cunhada pela Escola Francesa da Regulação, de regime de crescimento, os principais resultados são que o regime de produtividade do aglomerado tem garantido rendimentos crescentes de escala, com contribuições de inovação e cooperação. Trata-se, porém, de dinâmica de crescimento com condicionalidades associadas a uma taxa média de lucro decrescente. Assim sendo o regime de demanda se conformou de modo que pressões de baixa sobre os preços dos produtos finais se combinam com elevação dos preços das matérias-primas fundamentais das empresas industriais do APL. A isso, soma-se um regime institucional que favorece a crise que atinge muitas empresas do arranjo, exigindo providências que são alinhavadas nas considerações finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Costa, Universidade Federal do Pará

Doutor Phil. em Economia pela Freie Universität de Berlin (Alemanha). Professor Associado do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos e do Programa de Pós‑graduação em Economia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisador associado da Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist, UFRJ) e da Rede Temática de Pesquisa em Modelagem Ambiental da Amazônia (Projeto GEOMA). Bolsista de produtividade do CNPq. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia (GPDadesaNAEA).

Danilo Araújo Fernandes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Economia pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas e do Programa de Pós‑graduação em Economia da UFPA. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia (GPDadesaNAEA).

Cleidianne Novais Sousa Crispim, Universidade Federal do Pará

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Assistente da Faculdade de Ciências Econômicas do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia (GPDadesaNAEA).

Downloads

Publicado

2018-04-27

Como Citar

Costa, F. de A., Fernandes, D. A., & Crispim, C. N. S. (2018). CONSTITUIÇÃO, SITUAÇÃO E DINÂMICA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: O CASO DO APL DE AÇAÍ NA REGIÃO DO GRÃO-PARÁ (2002 A 2010). Análise Econômica, 36(69). https://doi.org/10.22456/2176-5456.55792

Edição

Seção

Artigos