TAXONOMIA DAS ECONOMIAS DE MERCADO E DETERMINAÇÃO MONETÁRIA DA DEMANDA EFETIVA

Autores

  • Gilberto Tadeu Lima

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10453

Palavras-chave:

Expectativas. Flutuações. Moeda.

Resumo

Este trabalho analisa o conceito de economia monetária desenvolvido por Keynes, utilizando-se de manuscritos e textos menos conhecidos. Argumenta-se que a não-inclusão na Teoria Geral da taxonomia das economias de mercado facilitou a neoclassização de sua teoria do emprego. Se tivesse havido tal inclusão, o princípio da demanda efetiva teria tido sua dimensão monetária tomada mais nítida. O texto analisa os nexos lógicos entre moeda, tempo histórico, expectativa e incerteza, bem como apresenta a taxonomia das economias de mercado concebida por Keynes e examina a dinâmica das flutuações da demanda efetiva em economias monetárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Tadeu Lima

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-10-01

Como Citar

Lima, G. T. (2009). TAXONOMIA DAS ECONOMIAS DE MERCADO E DETERMINAÇÃO MONETÁRIA DA DEMANDA EFETIVA. Análise Econômica, 11(19). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10453

Edição

Seção

Artigos