CROWDING-OUT DOS TRABALHADORES COM BAIXA QUALIFICAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Maria Cristina Cacciamali Livre docente da USP. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Política Internacional, Estudos Internacionais e Políticas Comparadas (Nespi/USP). Bolsista sênior CNPq.
  • Tânia de Toledo Lima Universidade de São Paulo
  • Fábio Tatei Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.46841

Palavras-chave:

Efeito crowding-out, Prêmio por qualificação, Probabilidade de transição

Resumo

Este estudo busca verificar se ocorreu o efeito crowding-out nas regiões metropolitanas do Brasil nas recessões de 1998, 2002 e 2009, sob a abordagem de Schult (2005). Os resultados demonstram que cada recessão apresentou peculiaridades quanto ao efeito na probabilidade de transição dos indivíduos desocupados para a condição de ocupados. Contudo, o efeito crowding-out ocorreu em 2009. Vale ressaltar que esse efeito ocorreu mesmo sob um cenário de recessão com elevação do prêmio por qualificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Cacciamali, Livre docente da USP. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Política Internacional, Estudos Internacionais e Políticas Comparadas (Nespi/USP). Bolsista sênior CNPq.

Doutora em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Livre docente da USP. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Política Internacional, Estudos Internacionais e Políticas Comparadas (Nespi/USP). Bolsista sênior CNPq.

Tânia de Toledo Lima, Universidade de São Paulo

Mestra em Economia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Política Internacional, Estudos Internacionais e Políticas Comparadas (Nespi/USP).

Fábio Tatei, Universidade de São Paulo

Mestre em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador pleno do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Política Internacional, Estudos Internacionais e Políticas Comparadas (Nespi/USP).

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Cacciamali, M. C., Lima, T. de T., & Tatei, F. (2016). CROWDING-OUT DOS TRABALHADORES COM BAIXA QUALIFICAÇÃO NO BRASIL. Análise Econômica, 34(65). https://doi.org/10.22456/2176-5456.46841

Edição

Seção

Artigos