INFRAESTRUTURA ECONÔMICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE SUA RELEVÂNCIA SOB A ÓTICA DE MATRIZ INSUMO-PRODUTO

Autores

  • Geovana Lorena Bertussi Universidade de Brasília (UnB), Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE), Departamento de Economia. Brasília, Distrito Federal, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5929-2536
  • Milene Takasago Universidade de Brasília (UnB), Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE), Departamento de Economia. Brasília, Distrito Federal, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4777-9117
  • Joaquim José Martins Guilhoto Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Departamento de Economia. São Paulo, São Paulo, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7098-1209

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.76395

Palavras-chave:

infraestrutura, matriz insumo-produto, crescimento e desenvolvimento econômico

Resumo

Diante da necessidade de ampliação dos investimentos no país na atual conjuntura da economia brasileira e da compreensão dos efeitos positivos dos investimentos em infraestrutura, torna-se relevante o estudo dos efeitos multiplicadores desse tipo específico de investimento sobre os demais setores da economia do país. Para isso, o presente estudo utiliza a metodologia de matriz insumo-produto, dados de 2011. São calculados os índices de Rasmussen-Hirschman, que evidenciam o grau de encadeamento dos setores econômicos, considerando que há ligação tanto para trás quanto para frente. Também são apresentados os campos de influência para cada setor. Os resultados evidenciam que os setores de transporte e eletricidade podem ser considerados estratégicos para o crescimento e desenvolvimento da economia brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovana Lorena Bertussi, Universidade de Brasília (UnB), Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE), Departamento de Economia. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Departamento de Economia, Professora Adjunta IV, área de macroeconomia, crescimento, economia da infraestrutura, economia brasileira, economia aplicada. 

Milene Takasago, Universidade de Brasília (UnB), Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE), Departamento de Economia. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Departamento de Economia, Professora Adjunta IV, área de matemática e economia aplicada, com ênfase em equilíbrio geral computável e construção de matrizes insumo-produto nacional e regionais.

Joaquim José Martins Guilhoto, Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Departamento de Economia. São Paulo, São Paulo, Brasil.

Departamento de Economia, professor titular, área de análises estruturais de economias nacionais e regionais, modelagem econômica de previsão (modelos de insumo-produto).

Downloads

Publicado

2020-09-27

Como Citar

Bertussi, G. L., Takasago, M., & Guilhoto, J. J. M. (2020). INFRAESTRUTURA ECONÔMICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE SUA RELEVÂNCIA SOB A ÓTICA DE MATRIZ INSUMO-PRODUTO. Análise Econômica, 38(77). https://doi.org/10.22456/2176-5456.76395

Edição

Seção

Artigos