DISPARIDADES INTRARREGIONAIS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • Luiz Carlos de Santana Ribeiro Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Fernando Salgueiro Perobelli Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Edson Paulo Domingues Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.73614

Palavras-chave:

Insumo-produto, Análise de decomposição espacial, Região Nordeste

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar as disparidadesintrarregionais da região Nordeste do Brasil, a partir da diferenciação da sua estrutura produtiva. Para isso, aplica-se a análise de decomposição espacial inspirada em Feldman et al. (1987) e adaptada de acordo com as propostas deDietzenbacheret al. (2000) e Jackson e Dzikowski (2002). A base de dados utilizada éuma matriz de insumo-produto (GUILHOTO et al., 2010), ano base 2004, com 111 setores econômicos e 10 regiões (nove estados do Nordeste e restantedo Brasil). Os principais resultados apontam que a demanda final desempenha papel relevante na determinação da diferença do produto das atividadesligadas ao segmento de serviços, principalmente dos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco. Por outro lado, a demanda final não éresponsável pelas diferenças no produto entre algumas atividades da agropecuária, de setores ligados à indústria de alimentos e da produção de fumo. Além disso, a demanda final não explica as diferenças na produção de praticamente todas as atividades dos estados de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos de Santana Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Economia – CEDEPLAR/UFMG. Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFS. Coordenador do Laboratório de Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional – LEADER. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Fernando Salgueiro Perobelli, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutor em Economia – IPE/USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFJF. Coordenador do Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais – LATES. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Edson Paulo Domingues, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Economia – IPE/USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia do CEDEPAR/UFMG. Coordenador do Núcleo de Estudos em Modelagem Econômica e Ambiental Aplicada – NEMEA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2019-08-05

Como Citar

Ribeiro, L. C. de S., Perobelli, F. S., & Domingues, E. P. (2019). DISPARIDADES INTRARREGIONAIS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL. Análise Econômica, 37(73). https://doi.org/10.22456/2176-5456.73614

Edição

Seção

Artigos