INTERAÇÃO ENTRE A POLÍTICA MONETÁRIA E OS PREÇOS DAS HABITAÇÕES: EVIDÊNCIAS PARA O CASO BRASILEIRO

Autores

  • Cássio Nóbrega Besarria UFPB
  • Wellington Charles Lacerda Nobrega UFPB
  • José Danilo Bezerra Galdino BNB
  • Ewerton Felipe de Melo Araujo UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.63200

Palavras-chave:

Política monetária, Mercado habitacional, SVAR

Resumo

Esta pesquisa tem o propósito de analisar o grau de interdependência entre os preços habitacionais e as decisões de política monetária no Brasil. Essa relação é analisada a partir do modelo SVAR com restrições de sinais, no período de 2001 a 2014. Os resultados mostram que a inflação, o consumo, o produto real da economia e os preços das habitações respondem negativamente ao choque monetário contracionista. Já o choque nos preços das habitações promove um efeito riqueza positivo, afetando positivamente o consumo e o PIB. Por outro lado, o aumento nos preços das habitações afeta negativamente a inflação nos três primeiros trimestres; logo após, o nível geral de preços da economia volta a subir, ficando acima do patamar inicial. Esse efeito sobre a inflação faz com que a taxa de juros acompanhe o comportamento descrito por esse indicador e responda inicialmente de forma negativa ao aumento nos preços das habitações, aumentando a partir do terceiro trimestre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio Nóbrega Besarria, UFPB

Possui graduação (2008) e mestrado (2010) em Economia pela UFPB e doutorado (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (Pimes) da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor do curso de Economia da UFPB. Tem experiência na área de economia, com ênfase em Economia Aplicada.

Wellington Charles Lacerda Nobrega, UFPB

Graduado em Economia pela UFPE/CAA e mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é doutorando em Economia pela UFPB.

José Danilo Bezerra Galdino, BNB

Graduado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco

Ewerton Felipe de Melo Araujo, UFPE

Graduado em Economia pela UFPE/CAA e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é doutorando em Economia pela UFPE.

Downloads

Publicado

2018-07-10

Como Citar

Besarria, C. N., Nobrega, W. C. L., Galdino, J. D. B., & Araujo, E. F. de M. (2018). INTERAÇÃO ENTRE A POLÍTICA MONETÁRIA E OS PREÇOS DAS HABITAÇÕES: EVIDÊNCIAS PARA O CASO BRASILEIRO. Análise Econômica, 36(70). https://doi.org/10.22456/2176-5456.63200

Edição

Seção

Artigos