DETERMINANTES DO CRÉDITO BANCÁRIO: UMA ANÁLISE COM DADOS EM PAINEL PARA AS MAIORES INSTITUIÇÕES

Autores

  • José Ricardo Fucidji Universidade Estadual Paulista
  • Diogo de Prince Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.6066

Palavras-chave:

Setor bancário. Crédito. Estratégias bancárias.

Resumo

Este trabalho apresenta novas evidências empíricas sobre o comportamento do crédito bancário, usando dados das treze maiores instituições bancárias locais. Após uma breve revisão da literatura sobre as mudanças no setor bancário após o Plano Real e a oferta de crédito, estimamos dados em painel para a amostra de bancos no período de março de 2001 a junho de 2006. Nossos principais resultados são (1) uma correlação inversa robusta entre operações de crédito e aplicações em títulos públicos; (2) correlação positiva e robusta entre grau de alavancagem e PIB a preços constantes, de um lado; e operações de crédito, de outro. As variáveis grau de alavancagem e aplicações em títulos públicos parecem confirmar a elevada preferência pela liquidez do setor bancário. A taxa Selic e o índice da Basiléia, também incluídos, não eram estatisticamente significativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ricardo Fucidji, Universidade Estadual Paulista

Professor do Departamento de Economia da Unesp/Araraquara Pesquisador do Grupo de Estudos em Economia Industrial (Geein)

Diogo de Prince, Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto

Mestrando em Economia pela FEA-USP/RP Pesquisador do Grupo de Estudos em Economia Industrial (Geein)

Downloads

Publicado

2010-03-31

Como Citar

Fucidji, J. R., & de Prince, D. (2010). DETERMINANTES DO CRÉDITO BANCÁRIO: UMA ANÁLISE COM DADOS EM PAINEL PARA AS MAIORES INSTITUIÇÕES. Análise Econômica, 27(52). https://doi.org/10.22456/2176-5456.6066