AVALIAÇÃO DA INSERÇÃO DO BRASIL NO COMÉRCIO INTERNACIONAL POR INTENSIDADE TECNOLÓGICA POR MEIO DE ANÁLISE DE REDES

Autores

  • Daniela Fernanda Yamane Unicamp
  • Danielle de Jesus Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Graciele de Fátima Sousa Unicamp
  • Celio Hiratuka Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.57848

Palavras-chave:

Redes de comércio, Exportações, Brasil

Resumo

O presente artigo explora a inserção do Brasil no comércio mundial utilizando a metodologia de análise de redes. O principal objetivo do artigo é verificar a posição e a inserção do Brasil nas redes comerciais em diferentes grupos de produtos classificados por categorias tecnológicas e sua evolução entre 2003 e 2012. Para isso, são utilizadas medidas de centralidade e apresentada a posição do país em diferentes clusters de países de acordo com sua importância na rede mundial de comércio. Busca-se apresentar, de maneira pioneira, como uma metodologia que vem sendo crescentemente utilizada nas ciências sociais e também nos estudos econômicos de comércio internacional, podendo ser aplicada para o caso brasileiro de forma complementar aos indicadores e metodologias tradicionais.

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Biografia do Autor

Daniela Fernanda Yamane, Unicamp

Doutoranda em Ciências Econômicas pela Unicamp

Danielle de Jesus Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graciele de Fátima Sousa, Unicamp

Doutoranda em Economia pela Universidade Estadual de Campinas

Celio Hiratuka, Unicamp

Doutor em Economia e Professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP).

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Publicado

2017-03-17

Como Citar

Yamane, D. F., Silva, D. de J., Sousa, G. de F., & Hiratuka, C. (2017). AVALIAÇÃO DA INSERÇÃO DO BRASIL NO COMÉRCIO INTERNACIONAL POR INTENSIDADE TECNOLÓGICA POR MEIO DE ANÁLISE DE REDES. Análise Econômica, 35(67). https://doi.org/10.22456/2176-5456.57848

Edição

Seção

Artigos