ANÁLISE ESTRUTURAL DOS INVESTIMENTOS DO PAC EM INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA NO ESTADO DA BAHIA*

Autores

  • Luiz Carlos Santana Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Anderson Pereira Viana Leite Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.28241

Palavras-chave:

Infraestrutura logística. Matriz de insumo-produto. Economia baiana.

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar os impactos econômicos gerados pelos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em infraestrutura logística no estado da Bahia entre o período de 2007 a 2010. Para tanto, o método adotado se baseia na variante do RAS modificado agregado, na qual foi obtida a matriz de insumo-produto do estado, ano base 2006. Assim, tendo em vista que os investimentos públicos em infraestrutura têm efeitos positivos na atividade econômica, infere-se que esses investimentos geraram aproximadamente R$ 7,6 bilhões de aumento do produto na economia, criaram cerca de 54 mil empregos diretos e indiretos e geraram aproximadamente R$ 3,3 bilhões de renda adicional na economia baiana. No entanto, através dos efeitos de vazamento dos investimentos, alguns desses resultados apontaram sérias fragilidades estruturais da economia do estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Santana Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG)

Anderson Pereira Viana Leite, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Economia CME-UFBA. Pesquisador do GERI-UFBA.

Downloads

Publicado

2014-09-02

Como Citar

Ribeiro, L. C. S., & Leite, A. P. V. (2014). ANÁLISE ESTRUTURAL DOS INVESTIMENTOS DO PAC EM INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA NO ESTADO DA BAHIA*. Análise Econômica, 32(62). https://doi.org/10.22456/2176-5456.28241