BOLHA DE PREÇOS NO MERCADO ACIONÁRIO: UMA ANÁLISE DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL

Autores

  • Bruno Vinícius Ramos Fernandes Universidade de Brasília
  • Ana Júlia Eiras da Silveira Universidade de Brasília
  • Paulo Roberto Barbosa Lustosa Univesidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.17007

Palavras-chave:

Bolha de preços, Teste de cointegração, Valor fundamental da ação

Resumo

O desempenho dos diversos setores da economia ao longo do tempo está sujeito a uma série de interferências e influências que determinam a dinâmica de sua evolução, passando por momentos de grande euforia, num extremo, a outros de profunda estagnação e recessão. Sabendo-se que o mercado de ações funciona como um verdadeiro termômetro destas mudanças, o presente trabalho teve por objetivo investigar indícios que pudessem caracterizar a ocorrência de um processo de formação de bolha de preços no setor imobiliário. Para tanto, o estudo partiu da análise de cotações históricas das ações e seus respectivos dividendos de empresas da construção civil do Brasil presentes na BM&F Bovespa. As análises estatísticas dos valores estudados mostraram que as cotações, na grande maioria dos casos, apresentam um alto nível de dispersão e que os retornos esperados destas ações se distribuem em um intervalo percentual nada uniforme. Do ponto de vista econométrico, o estudo empregou testes de cointegração para análise de séries históricas das variáveis, concluindo que mais da metade da amostra de dados não possui cointegração, revelando a possibilidade de presença de um componente especulativo. Tendo em vista as disparidades dos dados, o trabalho postula, desta maneira, que o setor de construção civil brasileiro possui componente de bolha nos preços de suas ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Vinícius Ramos Fernandes, Universidade de Brasília

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - UnB (2009). Mestre em Ciências Contábeis pela UnB (2008), tema de dissertação: bolhas de preços no mercado acionário brasileiro. Graduado em Ciências Contábeis pela UnB (2006). Atualmente é Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília - UnB. Tutor do curso de Administração a distância da UnB. Ex-funcionário da Caixa Econômica Federal em Brasília e do Centro Universitário Euro-Americano (Unieuro). Foi bolsista do CNPQ na graduação (PIBIC) e no mestrado, com artigos publicados no Congressos USP de Contabilidade e Controladoria, ENANPAD, ANPCONT e Congresso Brasileiro de Custos. Tem experiência na área de Contabilidade e Finanças com ênfase em capital de giro, análise de liquidez e projetos de investimento de capital, mercado financeiro e de capitais.

Ana Júlia Eiras da Silveira, Universidade de Brasília

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília em 2010.

Paulo Roberto Barbosa Lustosa, Univesidade de Brasília

Graduado em Engenharia Civil (FTESM, 1981) e doutor em Contabilidade e Controladoria (USP, 2001). Visiting Scholar (UIUC-USA), 1999-2000. Atualmente, é professor titular na UnB, Depto. de Ciências Contábeis e Atuariais, onde ingressou em 2002 e foi coordenador de graduação e chefe do departamento. Orientou ou orienta dezenas de pesquisas, nos níveis de doutorado, mestrado, especialização, graduação e iniciação científica. Possui vários trbalhos publicados em revistas especializadas e capítulos de livros didáticos, e participou de dezenas de congressos nacionais e internacionais. Acumula dezenas de participações em bancas para seleção de professores e alunos de mestrado e doutorado, e de defesas de tese, dissertação e tcc de especialização e graduação. Pesquisa nas seguintes áreas: controladoria, ênfase em gestão econômica e governança, e impacto da informação contábil sobre seus usuários. Antes de ingressar na academia, atuou profissionalmente como engenheiro civil na iniciativa privada e também foi servidor do Banco do Brasil, onde desempenhou várias funções.

Downloads

Publicado

2012-05-01

Como Citar

Fernandes, B. V. R., Silveira, A. J. E. da, & Lustosa, P. R. B. (2012). BOLHA DE PREÇOS NO MERCADO ACIONÁRIO: UMA ANÁLISE DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL. Análise Econômica, 30(57). https://doi.org/10.22456/2176-5456.17007

Edição

Seção

Artigos