A DISTRIBUIÇÃO DE SLOTS E A CONCORRÊNCIA NO SETOR DE AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRO

Autores

  • Leonardo Bispo Jesus Júnior Universidade Federal da Bahia
  • Hamilton de Moura Ferreira Júnior Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.14827

Palavras-chave:

Aviação civil, Brasil, Transporte aéreo, Concorrência

Resumo

A indústria de aviação civil brasileira passou por profundas mudanças, a partir dos anos de 1990, com liberalização dos mercados de transporte aéreo de passageiros, o que ocasionou importantes alterações no modelo de operação da malha aérea; sendo a mais evidente a substituição do sistema point-to-point pelas redes hub-and-spoke. A combinação do atual modelo de negócios das companhias com a configuração da infraestrutura aeroportuária e de tráfego aéreo tem se revelado altamente ineficiente. Com vistas nestes aspectos, o objetivo deste trabalho é fazer uma apreciação da concorrência no setor de aviação civil brasileiro, utilizando como unidade de análise as indústrias em rede na presença de instalações essenciais; aqui representado pelo acesso aos slots - horários de pouso e decolagem - dos aeroportos congestionados. A principal conclusão é que a distribuição de slots é de fundamental importância para estabelecer o nível de concorrência na indústria de transporte aéreo de passageiros.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Bispo Jesus Júnior, Universidade Federal da Bahia

Bacharel e Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pesquisador da Unidade de Estudos Setoriais (UNES-UFBA) e Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Nível 2 do CNPq.

Hamilton de Moura Ferreira Júnior, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenador e pesquisador da Unidade de Estudos Setoriais (UNES-UFBA).

Downloads

Publicado

2011-12-22

Como Citar

Jesus Júnior, L. B., & Ferreira Júnior, H. de M. (2011). A DISTRIBUIÇÃO DE SLOTS E A CONCORRÊNCIA NO SETOR DE AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRO. Análise Econômica, 29(56). https://doi.org/10.22456/2176-5456.14827