RELAÇÕES SETORIAIS E SINÉRGICAS NO SISTEMA INTER-REGIONAL SUL-RESTANTE DO BRASIL

Autores

  • Antonio Carlos Moretto
  • Rossana Lott Rodrigues
  • Umberto Antonio Sesso Filho
  • Katy Maia

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10893

Palavras-chave:

Insumo-produto. Setores-chave. Interações sinérgicas.

Resumo

A partir do sistema inter-regional de insumo-produto para as regiões Sul-Restante do Brasil, estruturado em 26 setores, o artigo teve como objetivo estimar os índices de ligações intersetoriais de Rasmussen-Hirschman e GHS e as interações sinérgicas entre o Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul (RS) e o Restante do Brasil (RBR) para o ano de 1999. Os principais resultados mostraram que quatro setores foram chave, a saber: Metalurgia (4), Química (11), Comércio (21) e Transporte (22). No que se refere às ligações sinérgicas, constatou-se a menor dependência econômica do Restante do Brasil em relação às demais regiões, embora a demanda final dos três estados do Sul tenha proporcionado impactos importantes na estrutura interna da economia dessa região. Ademais, o Restante do Brasil constitui-se na principal região para as vendas dos estados do Sul. Dentro da região Sul, as economias paranaense e catarinense estão mais articuladas do que a economia gaúcha, refletindo padrão diferenciado de estrutura industrial entre as regiões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Moretto

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Rossana Lott Rodrigues

Não há resumo.

Umberto Antonio Sesso Filho

Não há resumo.

Katy Maia

Não há resumo.

Downloads

Publicado

2009-10-15

Como Citar

Moretto, A. C., Rodrigues, R. L., Sesso Filho, U. A., & Maia, K. (2009). RELAÇÕES SETORIAIS E SINÉRGICAS NO SISTEMA INTER-REGIONAL SUL-RESTANTE DO BRASIL. Análise Econômica, 26(49). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10893

Edição

Seção

Artigos